Modernidade, novo asfalto, e novos problemas

Assustados, moradores da rua Pinheiro Machado pedem que soluções sejam encontradas para reduzir velocidade na via recém asfaltada

Acidente na tarde de ontem expôs, mais uma vez, a necessidade de maior segurança na trafegabilidade oferecida na rua Pinheiro Machado

Durante muitos anos, os moradores da rua Pinheiro Machado, via que vai desde a região central e corta pelo menos outros dois outros bairros de Sant’Ana do Livramento, conviveram calmamente com o fluxo tranquilo de veículos que trafegavam diariamente pelo local. A rua pacata, habitada na maioria por moradores que residem na localidade há muitos anos, aos poucos está deixando de lado os ares puramente interioranos, com o aumento gradativo do número de veículos que utilizam a via diariamente, como importante rota para alguns bairros da cidade.

O asfalto colocado ao longo de toda extensão da rua Pinheiro Machado, no segundo semestre de 2013, e que faz parte de um plano de recuperação das principais vias centrais da cidade, apesar de ter apresentado facilidades aos condutores, por abreviar o caminho de quem sai do centro e não precisa transitar por outras ruas em piores condições de trafegabilidade, também apresentou novos problemas, como a precariedade da sinalização, segundo relatos dos moradores, e a perda gradual da tranquilidade, com o aumento do número de carros e motocicletas.

Moradora há 37 anos na localidade, a dona de casa diz que os riscos aumentaram com o novo asfalto e falta de sinalização na rua Pinheiro Machado

Moradora do local há 37 anos, a dona de casa Suzana Pereira diz que a situação já está muito perigosa no local. “Moro aqui há muitos anos e depois que a rua foi asfaltada, a situação vem se agravando. Alguns motoristas não respeitam, abusam da velocidade, e a falta de sinalização também faz com que todos tenhamos medo até de ficar sentados em frente das nas nossas casas”, diz ela, que mora logo no início na rua, quase na esquina com a Dr. Fialho.

Ainda segundo a dona de casa, a instalação de acessórios ou outros instrumentos que possam coibir o abuso de velocidade é fundamental para evitar que uma tragédia maior aconteça no local. “Antes, os motoristas pouco circulavam aqui pela Pinheiro Machado. Agora, com o asfalto novo, as pessoas passaram a utilizá-la para sair do centro, mas sem respeitar o limite de velocidade, colocando em risco outras pessoas”, afirmou ela.

 Acidente 

Ainda na tarde de ontem, a poucos metros do cruzamento entre as ruas Pinheiro Machado e Armando Silveira, um acidente também chamou a atenção dos moradores. A motocicleta em que trafegava o técnico em refrigeração, Luciano Fontoura Batista, 37, acabou sendo envolvida em mais uma situação. De acordo com o relato de testemunhas, o motorista acabou caindo da moto quando um cachorro, conduzido por uma criança, ao se desprender da guia, correu na direção do veículo. O motociclista foi atendido por uma guarnição do Corpo de Bombeiros, que o removeu para a Santa Casa de Misericórdia com escoriações pelo corpo e suspeita de fratura em um dos pés. O animal, ao ser atingido pela motocicleta, acabou morrendo. 

Secretaria de Trânsito 

Procurado para comentar sobre a situação da sinalização existente ao longo da rua Pinheiro Machado, o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana de Sant’Ana do Livramento, Alencastro Feippe, não havia sido localizado até o fim da tarde de ontem. Por diversas vezes, foi feito contato telefônico com o mesmo, porém, o celular encontrava-se desligado ou fora da área de cobertura. Na sede da Secretaria de Trânsito, um servidor disse apenas que não sabia informar o paradeiro do atual secretário.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.