Associação de Servidores quer ampliar número de vagas em concurso previsto

Presidente da Câmara vai conversar com representação da entidade, mas mantém ideia de realizar dois concursos em 2013

Dagberto Reis, presidente da Câmara: ideia de dois concursos no ano de 2013

Após o anúncio de que a Câmara de Vereadores realizará concurso público para provimento de três funções no Poder, a de motorista, procurador e contador, a Associação de Servidores da Câmara (Ascam) definiu por pleitear a possibilidade de ampliação no número de vagas nessa seleção, haja vista a carência funcional de 12 servidores. O presidente da entidade, Davi Perez, e o diretor geral, Jobahyr Alves Vares, conversaram com o vereador Dagberto Reis (PT), que está na presidência do Legislativo, sobre a possibilidade de acrescer ao concurso público que será realizado mais vagas para suprir a carência de recursos humanos existentes em várias áreas do Legislativo.

A priori, Reis disse ontem que está dialogando com a Ascam, mas o foco é a realização de dois concursos públicos em 2013. O primeiro, já anunciado, plausível de desenvolvimento a partir de março, para provimento das três funções já expostas e, ao longo do ano, outro, para as demais funções. “Já determinamos à diretoria geral e procuradoria jurídica, o início do processo para realização de concurso público para provimento de três vagas de forma imediata, pois há suporte da Escola do Ministério Público, o que acarretará menor custo para os cofres públicos, além de permitir maior agilidade no encaminhamento” – referiu. A ideia é de que as provas sejam realizadas em março, visando nomeação dos aprovados ainda no fim do primeiro semestre.

Davi Perez registra a deficiência de pessoal no Legislativo, ressaltando que ainda há que se considerar que alguns servidores que estão deixando a Câmara para exercício de outras funções, como Luiz Carlos Paz Santana, que assumiu a Secretaria do Planejamento; outros em fase de aposentadoria e, ainda, aqueles que prestam outros concursos. “Há vários colegas em situação de aposentadoria, aguardando tempo, outros dependendo apenas de trâmite e pedido. Seria interessante agregar nesse concurso previsto para março outras funções do Legislativo, como oficiais legislativos, assistentes, auxiliares, entre outras. Haveria uma economia de 60% com o provimento de novos servidores concursados em função dos salários, por exemplo. Além disso, não há necessidade de chamar todos os cargos de uma só vez, pode ocorrer o provimento de forma gradativa. Estamos propondo ao presidente Dagberto Reis que pense nessa possibilidade” – pondera Perez.

O líder dos servidores faz referência a um projeto já elaborado que precisaria de ajustes em função do novo dispositivo da Câmara. “Em 2011, o diretor geral Jobahyr Vares, Luiz Carlos Santana e a servidora Elaine da Luz formaram uma equipe para fazer um estudo de projeto de plano de carreira para os servidores do Legislativo. Está pronto e poderia ser utilizado como embasamento, depois de analisado pelos vereadores e acrescido, se for esse o entendimento” – sugere.

Perez recorda que, no passado, sempre houve dificuldade quando o tema foi a realização de um concurso público para a carreira no Legislativo. Cita como exemplo o fato de há 16 anos não ser realizado evento do gênero.

Outro elemento que precisa ser levado em consideração, do ponto de vista da gestão pública, segundo Perez, refere-se à base da estrutura legislativa, que foi estabelecida há 30 anos, requerendo, para modernização, celeridade e agilidade nos processos e oferecimento de resultados à sociedade, uma nova leitura.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.