Martin Antônio Cunha de Oliveira morre em acidente de trânsito na BR 190

Produtor rural santanense dirigia o veículo Clio no qual trazia a esposa, Jane, de volta para Livramento, após exames de saúde em Porto Alegre. Ela sofreu ferimentos generalizados

O trânsito nas estradas gaúchas mais uma vez foi impiedoso: na tarde de sábado passado, causou a morte do conhecido produtor rural santanense Martin Antônio Cunha de Oliveira, de 58 anos, que viajava pela BR 290 de volta à fronteira. O carro que ele dirigia, um Renault Clio, colidiu de frente com um Fiesta de Caxias do Sul, em circunstâncias que ainda estão sendo apuradas pela Polícia Rodoviária Federal. A esposa dele, Jane Saldanha Cunha de Oliveira, de 40 anos, sofreu ferimentos generalizados e foi socorrida para o hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul, onde permanece internada.

Segundo as informações divulgadas pela PRF, os dois veículos colidiram na altura do km 237 da BR-290, nas proximidades de Rio Pardo, por volta das 16h3omin de sábado. Martin Antônio e Jane retornavam de Porto Alegre, onde ela havia feito exames de saúde de rotina. A empresária rural, que vinha se dedicando especialmente a estimular e desenvolver o turismo rural, administrando a propriedade deles na região de Cerros Verdes, teve traumatismo craniano, fratura em um dos braços e perfuração de pulmão, mas está fora de perigo, segundo informações de amigos que tiveram contato com os médicos em Cachoeira do Sul.

Jane permanecerá internada na UTI do hospital de Caridade e Beneficência ainda por alguns dias, até que alcance um quadro clínico que permita sua remoção para Livramento.

O corpo do produtor rural Martin Antônio Cunha de Oliveira foi trazido para Livramento, onde chegou no início da tarde de ontem. Ele foi velado por familiares e amigos na funerária Enrique Icart e sepultado às 17 horas no Cemitério Público Municipal. Sua morte causou profunda consternação na comunidade santanense, onde era bastante conhecido e querido, principalmente por sua simplicidade e pelo otimismo que sempre demonstrou em relação às potencialidades locais.

O produtor rural Martin Antônio Cunha de Oliveira foi um dos primeiros empresários da fronteira a apostar de fato na vinda das usinas de energia eólica como alternativa energética para o Rio Grande do Sul e o Brasil e para a retomada do crescimento da economia em Livramento.

Um dos pioneiros da luta pela vinda das usinas eólicas

O produtor rural Martin Antônio Cunha de Oliveira foi um dos primeiros empresários da fronteira a apostar de fato na vinda das usinas de energia eólica como alternativa energética para o Rio Grande do Sul e o Brasil e para a retomada do crescimento da economia de Sant’Ana do Livramento. Foi na propriedade de sua família, na região de Cerros Verdes, que foram instaladas as primeiras torres para mediação da velocidade e perenidade dos ventos, no início da década passada. Essa pesquisa resultou na aprovação futura do projeto de implantação de usinas para produção de energia a partir da força e estabilidade dos ventos em Livramento. 

Turismo rural

Paralelamente, o empresário também foi um dos mais ativos investidores na área do turismo rural. Junto com Jane, abriu seu estabelecimento para a implantação da pousada rural Vento Aragano, na região dos Cerros Verdes, uma das mais conceituadas no município. Além da esposa, Jane, deixa filhos e neto e um grande número de amigos, parte dos quais ainda conseguiram acompanhar ontem os atos de encomendação de sua alma e sepultamento, ocorrido no final da tarde no Cemitério Público Municipal.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


1 Comentário

  1. Vielitz

    Um ser humano excepcional, pai de familia exemplar, tinha na amizade sua missão maior. Com sua fala mansa e simplória de Gaúcho da Fronteira sabia cativar a todos, tive a honra de conhecê-lo lá em 2002, por ocasião da consolidação das medições de ventos em Livramento, quando se tornou um grande entusiasta da energia eólica, trabalhando ativamente pela implantação do Parque Eólico dos Cerros Verdes, infelizmente ainda não viabilizado. Certamente deixa um legado de muita saudade e admiração de todos os amigos e da sociedade santanense. Vai com Deus meu amigo e esteja certo que tua passagem por aqui foi grandiosa…!

    Breno Vielitz Neto – Porto Alegre/RS

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.