Socialista chama comunidade para debater o aumento do número de vereadores

O vereador socialista Nelmo Oliveira propôs aos demais Legisladores, no último dia 29 de agosto, a ampliação da discussão do número de vereadores que compõem o Poder Legislativo, tendo como intuito abrir esta questão com a população santanense, pois entende que o povo deve estar presente nesta decisão de grande relevância, levando em conta que a representatividade deve estar presente para uma eficaz democracia.

“Convido toda população santanense para se fazer presente hoje (sexta-feira), às 17h, junto ao plenário da Câmara Municipal de Vereadores, onde haverá audiência pública tratando questões relacionadas ao aumento do número de cadeiras no Legislativo”, ressaltou Nelmo Oliveira.

Em pleno exercício da vereança, Nelmo propôs na segunda-feira (29 de agosto), uma ampliação da discussão do número de vereadores, oportunizando à população compreender o processo de formação de número de representantes do Legislativo para valer para a eleição de 2012, compondo legislatura que inicie em 2013, assim opinar e fazer o indicativo do que compreender ser mais representativo para essa comunidade.

“Esse processo legítimo vem do compromisso assumido com as pessoas e da disponibilidade de não se furtar das discussões que são de interesse coletivo, bem como deve transcender o foco de número de vereadores, deve efetivamente aprofundar nas questões de representatividade, percentual de repasse do orçamento municipal para as despesas do legislativo, entre outros”, disse.

A proposta apresentada por Nelmo é que a discussão não fique restrita às comissões permanentes, nem à comissão especial que trata desse tema, e sim seja encaminhada pelo Poder Legislativo como um todo, e aberta à toda a comunidade por seus setores representativos, acima de tudo com a opinião de cada santanense, seja via audiência pública, em todas as zonas da cidade e do meio rural, facilitando a participação das pessoas, seja abrindo um espaço interativo nos sites oficiais do município, seja através de uma consulta direta das pessoas, inclusive saindo como resultado um documento público com o indicativo proposto pelo entendimento da maioria da população santanense. Aí sim a decisão do poder legislativo para a próxima legislatura fica legitimada pelo interesse da coletividade.

Nelmo ressalta que discussões desse porte proporcionam o exercício da cidadania plena pelas pessoas. Esse exercício, como referiu em seu pronunciamento na tribuna da câmara, refere-se ao entendimento de que tal ação deve ser diária, assim as pessoas são dotadas de direitos que assegurados e garantidos através sua prática como também através do trabalho de cada um dos vereadores eleitos como seus representantes legítimos, nas funções atribuídas na investidura de cada mandato, inclusive proporcionando o que tange o atendimento das necessidades, de sensibilizar através das discussões de temas relevantes, a tomada de consciência dos cidadãos frente a suas responsabilidades, enquanto parte de um grande e complexo organismo, que é a coletividade.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


3 Comentários

  1. paulo eduardo

    ISSO É UMA VERGONHA ……Uma cidade como a nossa  quebrada , sem empregos,quase sem saúde,as escuras . querem aumentar a REPRESENTATIVIDADE hora se todos os nobres edis fizessem sua parte não precisaríamos de mais vereadores para descordarem ou não  é só trabalharem de forma comum com interesses voltados para a cidade e não para seu próprios umbigos ou partidos ….. por isso que temos que ser chamados de ALDEIA…ENTÃO TÁ…..

  2. Jose Itagibe Vargas da Rosa

    Como ninguem vai ir a estas reunioes e assembleia vai ficar barbada aumentar o numero de vereadores. Voces irao ouvir a frase “Isto foi discutido com a comunidade”.

  3. paiva

    Uma cidade quebrada que não tapa braco, não oferece saúde decente seus moradores precisa de mais vereadores. E este jornal não possui um colunista com opinião pra se opor?

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.