Presidente do PSDB encerra gestão e vai deixar o partido

Anúncio foi feito ontem à tarde pelo próprio Sérgio Arden Munhoz, afirmando que vai encaminhar seu desligamento ainda nesta semana

Mauricio Del Fabro, o vereador eleito, e Ségio Munhoz, ao despedir-se da presidência e, logo após, do ninho tucano

As alterações na conjuntura política de Livramento não param. Para quem pensava que o impacto fosse apenas nas relações de poder ou nas alianças em nome da governabilidade, ledo engano. Os partidos e suas lideranças também estão nesse contexto. Depois da cisão no PTB, dos descontentamentos no PMDB, do afastamento do PP em relação ao governo, agora é o PSDB que registra alteração. O presidente da Executiva Municipal, Sérgio Arden Munhoz, confirmou ontem à tarde que está fechando as contas do partido e pedirá, logo após, seu desligamento.

Munhoz atua na Secretaria de Habitação e Assuntos Fundiários do governo municipal, pasta que coube ao PSDB no acordo partidário que reelegeu Wainer Machado para o segundo mandato como prefeito municipal.

“Não sou carguista. Recebi propostas antes mesmo do início da campanha, mas eram propostas individuais, que deixariam os demais companheiros sem espaço. Não as aceitei, pela convicção que tenho. Disputamos uma eleição, permanecendo fiéis ao governo municipal e não poderia ser diferente, conseguimos eleger um vereador, fazendo com que o partido passasse a ser representado no Legislativo, condição que não existia na legislatura anterior” – analisa Munhoz, destacando que a agremiação tucana cresceu. O dirigente informou que a Executiva será assumida pela advogada Nadiana dos Santos Corrêa, vice-presidente da agremiação.

Munhoz informou que após seu desligamento da vida partidária, pretende dedicar-se às atividades empresariais. Questionado a respeito do ingresso em outra sigla, disse que ainda não pensou no assunto.

Em documento aos filiados datado de 12 de dezembro, Munhoz comunica a decisão.

“O PSDB passou, nos últimos três anos, por águas muito turbulentas, inclusive com a possibilidade por mais de uma vez do partido deixar a base de sustentação do Governo Municipal por falta de cumprimento dos acordos políticos por parte de nossa representação Legislativa. O que, junto com nossa executiva e de forma colegiada e diplomática, conseguimos evitar, mantendo o Partido unido para chegar à eleição Municipal e eleger no mínimo dois vereadores, o que era nossa meta. Elegemos um representante, e voltamos a ter uma cadeira na Câmara de Vereadores. O PSDB tem hoje suas contas em dia, aumentou seu patrimônio, filiações novas chegaram e, principalmente, não têm dono” – refere.

“Às vésperas deste processo eleitoral de 2012, era então natural que filiados que ocupassem cargos do primeiro escalão colocassem seus nomes à disposição para concorrer a vereador, mas não foi a regra. Teve gente que fugiu da raia e culpou o partido e a executiva por sua desistência, e continua criando a discórdia nos bastidores. É este o principal motivo do meu afastamento, não quero reconhecimento, quero respeito ao meu trabalho e à dedicação que dispensei a todos os filiados. Desejo aos poucos pequenos no ninho, que assumam o partido e façam melhor. A trinta dias do início da campanha eleitoral deste ano, tínhamos uma nominata de somente quatro nomes. Imaginem um partido político de relevância no cenário político com essa realidade? Mais uma vez fomos à luta e, junto com a executiva, conseguimos aumentar para dezesseis os nomes que concorreram – muitos na coragem, pois não tinham a mínima estrutura. A eles nossos agradecimentos” – pontuou Munhoz. Sérgio Munhoz dirigiu agradecimentos à Executiva Estadual do PSDB, nas pessoas do presidente e deputado Federal Nelson Marchezan Junior e da deputada estadual Zilá Breitenbach.

“Partido é uma definição simples de partes ou, no meu entendimento, um barco sem leme que precisa navegar nas águas políticas, nem sempre serenas, e com a estratégia de diálogo, humildade e respeito aos nossos pares e adversários, o que sempre tivemos. Quanto ao futuro Tucano, recentemente realizamos uma reunião com a executiva municipal e almoçamos em Porto Alegre com o presidente estadual. Então, comuniquei a minha decisão de me afastar da presidência, e que teria um último ato como presidente. Procurei o vereador eleito Mauricio Del Fabro e busquei o entendimento e alinhamento da futura bancada com o partido e fomos felizes, pois houve o acerto político necessário para o crescimento de um partido. Ao Gallo (vereador) quero desejar sucesso, com a certeza que saio do PSDB com mais um amigo que também ajudei a eleger” – concluiu.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.