Presidente progressista fará avaliação e anunciará posição oficial do partido

Sergio Oliveira é o convidado da RCC FM para o fim de tarde da próxima segunda-feira

Presidente do Partido Progressista, Sérgio Renato Oliveira

O presidente do PP santanense, Sérgio Oliveira, confirmou participação no programa Conversa de Fim de Tarde, da RCC FM na próxima segunda-feira, a partir das 17h30. Ele fará uma avaliação da campanha eleitoral desenvolvida pelo partido, que optou por concorrer sem coligações no pleito de outubro passado, bem como emitirá uma posição oficial sobre o que a agremiação partidária definiu em torno de sua posição frente ao futuro governo municipal. Em âmbito extra-oficial, já foi colhida, em pelo menos duas reuniões dos progressistas de Livramento, em nível de executiva, a opção por não participar ativamente da administração Glauber e Edu. Um entendimento das bases partidárias definiu, até a última semana, que não haveria participação direta, com indicação de nomes progressistas para secretarias ou ocupação de cargos em quaisquer dos escalões da municipalidade a partir de 2013. Oliveira deverá comentar sobre a decisão, a qual já teria sido, inclusive, comunicada ao próprio prefeito eleito Glauber Lima e seu principal articulador, o futuro secretário de Administração Fabrício Peres da Silva.

A recordar, na noite de 7 de outubro passado, confirmado o resultado do pleito, Sérgio Oliveira, na condição de candidato do PP, foi o primeiro a dirigir-se até o local onde estava o eleito Glauber Lima para cumprimentá-lo e manifestar, com cordialidade, o desejo de que a gestão fosse profícua. A partir dessa aproximação inicial, como não poderia deixar de ser, segundo a compreensão da política santanense, o nome de Oliveira, inclusive, passou a ser cotado para administrar uma das pastas do futuro governo, possibilidade que, segundo é possível depreender da decisão partidária, não se concretizará.

As negociações entre o PP e o futuro governo, então, estariam encerradas, inclusive no âmbito de apoio na Câmara de Vereadores. A orientação partidária aos dois vereadores eleitos, a partir dessa nova postura, seria a de votar as matérias de acordo com a convicção íntima e a orientação partidária: o que for entendido como construtivo e desenvolvimentista para o município e a comunidade teria a aprovação dos legisladores da grei, e aquelas proposições que estivessem em desacordo com esse entendimento, não teriam a aprovação dos legisladores progressistas.

Na prática, é possível entender que o PP estaria manifestando um apoio brando, sem o compromisso de cargos em troca de votos e descomprometido com a votação alinhada com o governo em todas as situações.

A grande questão, entretanto, segundo alguns analistas da política local, diz respeito ao fechamento de posição de não integrar a futura base governista, pois, em tese, não haveria reversão nessa definição.

Esses e vários outros pontos, como a votação do partido, o sistema de campanha adotado, estarão sendo objetos de questões propostas ao presidente progressista ao longo do programa da RCC FM.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.