Rumos da educação são discutidos em painel na Urcamp

Evento promovido pelas alunas do curso de Letras enfatizou desde a Educação Infantil até o Ensino Médio em escolas municipais e estaduais

Rumos da Educação foram os principais assuntos discutidos no painel realizado pelas acadêmicas do Curso de Letras da Urcamp Livramento

Com o intuito de obter uma visão atualizada e contextualizada da educação em Livramento, as alunas do Curso de Letras da Urcamp Livramento promoveram, na noite da última segunda-feira, um painel para tratar os “Rumos da Educação de Sant’Ana do Livramento”, oportunidade em que palestraram a professora e diretora da Escola General Neto, Áurea Maria Vargas Guedes, o professor, vereador e prefeito eleito Glauber Lima e o professor e futuro secretário municipal de educação, Mario Santanna.

A professora das disciplinas de Didática e Políticas Educacionais, Maria Ivone Barbitta, que organizou o painel juntamente com as alunas, destacou a importância do evento: “Os alunos do curso de Letras tiveram a oportunidade de contextualizar conhecimentos teóricos adquiridos em aulas de Políticas Educacionais com a realidade atual, confrontando teoria e prática. Na disciplina de Didática, por sua vez, os alunos podem colocar em prática aprendizagens construídas em sala de aula”, ressaltou a professora.

Falando sobre o processo de implantação das novas diretrizes para o Ensino Médio, a professora Áurea Guedes, diretora da Escola General Neto, destacou as mudanças que as escolas públicas estaduais devem oferecer aos alunos. “Essas mudanças são bastante positivas, mas vão descaracterizar a nossa visão de que Ensino Médio é feito somente para passar no vestibular. Temos que oferecer mais aos nossos alunos”, explicou.

Na prática, segundo Áurea, as mudanças começam quando os alunos não ficam somente as quatro horas dentro da escola, mas quando comparecem à escola em praticamente dois turnos. “São oferecidos seminários, projetos, entre outros trabalhos que já estão sendo desenvolvidos na Escola General Neto e nas outras escolas estaduais da cidade”, destacou a diretora da instituição.

Após a fala da professora Áurea, foi a vez de Glauber Lima falar sobre as prioridades na execução das propostas para a educação na gestão 2013-2016. O futuro prefeito iniciou explicando às acadêmicas de Letras que a educação passa por três objetivos ou eixos: o primeiro é a recuperação da rede física das escolas municipais, o segundo é a criação de um novo modelo pedagógico e o terceiro é a valorização salarial dos professores. “O município partilha responsabilidades com o Estado, mas a educação infantil é responsabilidade exclusiva do município. Sendo assim, temos o desejo de aumentar a oferta de matrículas e qualidade do ensino nessa área”, destacou Glauber Lima.

Outro projeto que Glauber mencionou é ampliar os meios onde se busca conhecimento, além do livro que é oferecido. “Colocar o computador nas mãos dos alunos é trazer o fascínio pela tecnologia que os atrai para fazer parte do fascínio pelo conhecimento. Fazer a tecnologia componente da educação e ir além, torná-la parte efetiva da vida do aluno, dentro e fora das escolas”, ressaltou.

Glauber Lima também enfatizou a importância da formação continuada de professores e projetos que beneficiem os alunos e a educação em si. “São esses os desafios para caminhar, mudar e elevar a qualidade da educação municipal, e vamos conseguir isso através da valorização dos professores e do aluno. Se a educação infantil não for boa, o restante também não será, pois ela é a base de toda nossa educação, e como tal deve ser solidificada e bem estruturada para não ruir mais adiante”, finalizou.

O futuro secretário de educação, Mário Santanna, ressaltou que as mudanças que devem ocorrer na educação serão gradativas. “O primeiro passo é criar um organograma da educação para depois analisar e atender as necessidades”, destacou o professor. Glauber e Mário não descartaram a realização de dois concursos significativos para a educação durante a gestão.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.