Tempo de espera: desfile das reclamações

Grupamento musical da Brigada de Cavalaria 1 de Rivera, Uruguai, foi a primeira banda a desfilar no 7 de Setembro

Eram 8h55 quando as autoridades e convidados foram chamados a ocuparem lugares no palanque oficial. O Scoutcar M3-A1 (relíquia dos idos de 1942) do 7o RCMec parou para que as autoridades realizassem a revista à tropa, iniciando pontualmente às 9h o desfile militar. O público já era significativo, embora poucas fossem as decorações da cidade alusivas à celebração do 189o aniversário da independência do Brasil.

A primeira banda a desfilar foi uruguaia, seguida de um contingente militar do país vizinho. A fanfarra combinada da Brigada de Cavalaria No 1 e do Regimento de Cavalaria No 3 (RC3, de Rivera) e, fez sua apresentação logo após o Estado Maior Combinado – composto de oficiais das unidades militares e órgãos de segurança pública.

O desfile militar foi aplaudido, especialmente pelos efeitos e camuflagens utilizados pelas frações dos esquadrões do 7o e peças da 2a Bateria de Artilharia AntiAérea, bem como, logo após, a passagem dos blindados. Brigada Militar, com representação do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO), Comando Regional de Bombeiros, Pelotão Ambiental e Pelotão de Operações Especiais (POE) apresentou seus efetivos na sequência.

Uma hora antes disso, em outros cenários, estudantes e professores se deslocavam para os pontos de concentração, nas ruas próximas à praça General Osório. Ninguém contava, entretanto, com a demora para ingresso das escolas listadas pela ordem oficial de desfile em função do número de representações da Prefeitura Municipal.

Nas concentrações – realizadas em pontos específicos nas vias do entorno da área da parada militar-cívica, após o término do desfile militar, às 9h51, com a passagem do grupamento do Corpo de Bombeiros, começaram a surgir reclamações de alunos, pais e professores, em relação à demora para ingresso na Andradas. Essa seria a tônica da parada cívica, motivando, inclusive, desistências, uma vez que a participação de escolares é voluntária ou, no máximo, algumas escolas dão pontos na média para que os alunos participem.

Na ordem de desfile distribuída, constava a abertura oficial, com revista às tropas e 9h, o início do desfile militar, após o qual, ipsis litteris, Prefeitura Municipal e escolas. A municipalidade começou o desfile de sua representação às 9h53 – tempo contado com a passagem do primeiro grupo do gabinete do prefeito defronte ao palanque oficial. A demora deveu-se ao fato de a municipalidade não ter discriminado que todas as secretarias, representações de programas, escolas infantis, parceiros, bem como entes ligados aos setores da Prefeitura e frotas de veículos estariam congregadas, desfilando em vários blocos ordenados, porém, constando na listagem como Prefeitura Municipal.

Afinal, a escola Professor Dias – encarregada de abrir o desfile cívico, precedida pela Banda da escola Alceu Wamosy – ingressou na Andradas às 11h25, após a passagem dos entes da municipalidade, que foram acompanhados pela banda da escola Dr. Hector Acosta. Os educandários estaduais e municipais, seguindo a ordem de desfile apresentada, foram se sucedendo ao longo da manhã e início de tarde pela Andradas.

Por volta de 11h, as calçadas da Andradas, até a dispersão, na Vasco Alves, estavam tomadas pela população, dificultando, inclusive, o tráfego de transeuntes.

Iniciado às 9h, o desfile de 7 de setembro teve uma duração quase próxima a 7 horas, quando o último grupamento passou defronte ao palanque.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


10 Comentários

  1. rivelinonx

    Só não desfilou a caçamba que foi trocada.
    Pura politicagem

  2. Renata Arruda

    Concordo com os comentários acima. O que foram aqueles cartazes ridículos que puseram nos ônibus que “compraram e pagaram” ? Aquilo é o MÍNINO que a prefeitura tem que disponibilizar. Uma vergonha, mais uma…

  3. carlos floravante

    concordo com os comentários, gostaria de ressaltar também que em alguns trechos do desfile cívico algumas entidades mais pareciam blocos desorganizados, de tanta cor preta mais parecia um desfile fúnebre, deveriam dar mais enfase as cores da Pátria VERDE, AMARELO,AZUL e BRANCO, como fazem em outros países, fica aqui uma SUGESTÃO para o próximo ano: QUE TAL UM DESFILE TEMÁTICO? proposto às entidades, tais como: CADÊ NOSO VERDE E AMARELO. Principalmente nas ruas de nossa cidade. o gasto será pouco e evidencia que estamos na fronteira sul do BRASIL.

  4. marfimon

    cade a fotinho da nossa santa casa?

  5. gerson macedo

    o desfile foi um desrespeito com crianças , professores e etc… a prefeitura con tantos veiculos”pagos ” porque cada um deles tinha um cartas falando q estava pago!!!! a nossa cidade e uma das mais suja do interior do estado morei em uruguaiana e uma beleza as praças quadras de pratica de esporte, tem funcionarios da limpeza de ruas publicas que levam 3 a 4 dias pra limparem uma quadra de rua no centro da cidade e um absurdo falta de comando de chefia teria que ter um controle e uma organização mais efetiva por parte de secretarias e uma vergonha estass secretarias do municipio e vcs viram a quantia de funcionarios na area da secretaria de saude o que fasem todos aqueles funcionarios estes secretarios teriam q faser um curço la na prefeitura de uruguaiana!!!! indignação e muito grande….

  6. Oteatino

    Achei exagerada a apresentação da Pref e suas Secretarias, no meu entender, teria que ser uma peq representação de cada órgão e não por inteiro. O desfile militar sempre é schow de bola. Fica aqui meu descontentamento com a representação a cavalo que foi proibida e acabou desfilando desordenamente e sem comando, uma pena, faltou organizaçáo dos cavaleiros e de quem organizou o desfile, pois creio que se houvesse comunicação entre os interessados, seria uma bela demonstração de civismo , amor a Patria e ao Rio Grande. É claro que alguém vai tirar proveito desse fato para por em prática suas ideias ditatoriais no desfile do 20 de setembro.

  7. crislima

    concordo com os outros comentários é brincadeira fazerem as crianças esperarem horas pra desfilar 

  8. carolina Giacomelli

    NA MINHA OPINIÃO A PREFEITURA E SECRETARIA TERIA QUE SER A ULTIMA A DESFILAR POR QUE É UMA FALTA DE RESPEITO DEIXAR CRIANÇAS HORAS E HORAS ESPERANDO PARA O DESFILE 1

  9. gilmar

    Também com o desfile exibitório da Prefeitura Municipal com suas máquinas e veículos, só podia ter dado nisso, Secretarias Municipais teriam que ter um numero mínimo de representatividade no desfile.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.