PF e Polícia Uruguaia fazem apreensão de cigarros

Policiais Federais, em trabalho da Operação Sentinela, apreenderam veículo carregado de cigarros estrangeiros em Rivera (ROU) oriundos do Paraguai.

A ação, que teve início no Brasil e foi concluída no Uruguai por policiais brasileiros, foi realizada respeitando as condições previstas no Acordo de Rio Branco de Cooperação Policial firmado pelo Brasil com o Uruguai em 2004.

Os policiais realizavam trabalho de inteligência na BR-293, quando se depararam com um Fiat/Siena, cuja atitude do motorista julgaram suspeita em razão de sua reação na ultrapassagem. Iniciou-se, então, uma perseguição que só foi terminar 11 km depois, em território uruguaio, quando o criminoso perdeu o controle do veículo e bateu em uma lixeira-conteiner. Constatado que o carro estava carregado de cigarros descaminhados, o motorista foi detido e entregue às autoridades uruguaias, juntamente com a mercadoria (1.800 pacotes de cigarros). Os Policiais Federais foram ouvidos na Comisaria de Polícia e deverão ser ouvidos ainda hoje pelo Juez de 1er Turno, quando será autuada a prisão em flagrante e instaurado o presumario (equivalente ao inquérito policial). Acredita-se que o contrabandista fique preso durante uns 6 meses, até a conclusão da fase que antecede a acusação.

Em Sant’Ana do Livramento, também será instaurado inquérito policial para apuração dos fatos, já que a execução do crime teve início no Brasil.

A Operação Sentinela é uma intensificação do controle, fiscalização e inteligência policial na faixa de fronteira do Brasil com países vizinhos, e tem por objetivo a prevenção e repressão de crimes transnacionais, como contrabando, descaminho, tráfico internacional de drogas, armas e munições.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.