II Simpósio Interdisciplinar na Urcamp trouxe diversos temas

Segundo dia do simpósio da Urcamp reuniu alunos em palestras no campus da universidade

Na segunda noite do II Simpósio da Urcamp Sustentabilidade e Desenvolvimento palestras e oficinas multidisciplinares abrangeram assuntos das áreas do Direito, Educação, Administração, entre outros. O público formado por acadêmicos e pela comunidade em geral se dividiu entre as salas de eventos, de acordo com as áreas de interesse.
“Eu vou assistir à palestra sobre coaching, porque é a mais indicada para quem cursa Sistemas da Informação”, afirmou a acadêmica do 8° semestre, Ana Carine de Oliveira, antes de entrar na palestra “O Processo de Coaching como Ferramenta nas Empresas Sustentáveis”, ministrada por Beatriz Brochado (foto). Lá, a estudante pôde assistir a uma revisão de conceitos de trabalho em equipe e liderança.
Conforme a palestrante, para uma empresa ser sustentável, todos os setores têm que trabalhar em unidade, com alinhamento dos seus gestores e sob o foco do mesmo desafio. Isso acaba com a competitividade interna, resultando em uma cooperação entre os setores. “ O líder é como um maestro, que faz com que a equipe trabalhe no mesmo tom”, afirmou Brochado.
Essa visão mais humanizada da sociedade também foi tratada na palestra “Bullying: um enfoque jurídico, pedagógico e psicológico”. Além do desenvolvimento da prática nas escolas, abordado pela pedagoga Maria Ivone Barbitta, e a relação de penalidades aplicadas para os praticantes desse tipo de infração, comentadas pelo advogado Romeu de Oliveira Filho, foi enfatizada a questão psicológica “Quem mais sofre bullying na atualidade são: negros, pobres e homossexuais”, afirmou a palestrante psicopedagoga Ana Cristina Cabral.
Ainda sobre as questões sociais, a oficina “Adolescentes Infratores” reuniu a conselheira tutelar Alcina da Rosa e o promotor de justiça Marcelo Gonzaga. “O principal desafio nessa área é a criação de um acordo binacional para resolver a questão dos adolescentes infratores uruguaios pegos pela Brigada Militar no Brasil e vice e versa”, comentou a conselheira, enfatizando ainda a necessidade de criar uma Casa de Passagem para abrigar parte desses jovens em Sant’Ana do Livramento.
Outro importante tema trazido pelo Simpósio foi o Programa de Educação Previdenciária, comentado pela chefe de Benefícios do INSS de Sant’Ana do Livramento e acadêmica do curso de Direito da Urcamp, Márcia Angélica Harden. Conforme a especialista, é importante que os contribuintes conheçam seus direitos e deveres diante da previdência social, além dos tipos de contribuição existentes e de como ter acesso aos benefícios previdenciários.
Ainda na área do Direito, o professor João Leonardo Roschildt falou sobre “A Importância da Pesquisa Jurídica”. “O que ficou da palestra é que precisamos nos aprofundar nos assuntos vistos em aula, apostando na pesquisa como diferencial para a realização de concursos e na obtenção de sucesso profissional”, avaliou Rodrigo Roman, acadêmico do 10° semestre do curso de Direito.
Modificações no
ensino médio e
gestão Escolar

A professora Áurea Maria Guedes focou a prática da educação no Ensino Médio, o papel do gestor escolar, suas responsabilidades, educação inclusiva. O fechamento foi através do relato de experiências em educação especial com deficientes visuais.

Programe-se

Para hoje, às 19h, no centro de eventos Verde Plaza do Clube Comercial, está programada a palestra sobre os impactos do Código Florestal, com o assessor técnico do Sistema Farsul, Eduardo Condorelli. O encontro é aberto à comunidade e marcará o fechamento dessa edição do Simpósio.­

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.