Novos vereadores apresentarão proposta alternativa na sexta, 9

Ontem, os vereadores eleitos conferiram as instalações dos gabinetes da Câmara Municipal

Vereadores eleitos no gabinete da presidência, acompanhados também do vice-prefeito eleito e atual vereador Edu Olivera

Os vereadores eleitos em 2012 – ou seus representantes – participaram do primeiro debate ontem pela manhã, no Legislativo Municipal. Foram recebidos pelo presidente, Germano Camacho, e pelo vice, Lídio Melado Mendes, ambos reeleitos, bem como pelo presidente da Associação dos Servidores da Câmara, Davi Perez; pelo diretor geral, Jobahyr Alves Vares, e pelo responsável pelo setor de licitações e compras, Luiz Carlos Paz Santanna.

O foco da reunião: deliberar e decidir sobre o aluguel ou não de um imóvel para abrigar a área administrativa e proporcionar gabinetes com mais espaço para os 17 legisladores que serão empossados em 2013. O encontro começou com as explanações do diretor geral, passando para o presidente e Santanna, seguindo-se Davi Perez e os participantes da plenária. Entre eles, a vereadora Carine Frassoni (PMDB) manifestou-se, reafirmando posição anterior, contrária à locação de imóvel. O presidente pediu que ela fosse objetiva e a mesma argumentou que precisava fazer um histórico.

Foi o estopim para o desvio da temática central e o início de uma troca de argumentos entre os dois legisladores – ambos reeleitos.

Legislativo recebeu novos vereadores para uma primeira reunião e polêmica antiga quase desvia o foco

A questão do processo administrativo que propunha alugar um imóvel nas imediações da Câmara para abrigar os servidores e a área administrativa se transformou em polêmica logo após a eleição. A batata quente acabou estourando no colo dos novos vereadores, de modo geral, pois deverão oferecer uma proposta – possivelmente alternativa para o presidente da Câmara, Germano Camacho, encaminhar na próxima sexta-feira, 9, quando, a partir das 9h30, os futuros legisladores estarão, novamente, reunidos para dar definição sobre a questão.

Entre as propostas, o vereador eleito Dagberto Reis (PT) sugeriu a criação de um fundo específico para investimento em uma nova estrutura física no Poder (seja reforma, aquisição de um dos prédios ao lado ou próximo, ou solução semelhante). Itacir Soares (PT) observou a necessidade de que todos conhecessem as instalações primeiro e tivessem um tempo para deliberar. Aquiles Pires (PT) questionou em relação aos valores de locação, destacando que era preciso analisar a situação de forma a gerar uma solução definitiva, não paliativa. A vereadora Maria Helena (PDT) enfatizou a necessidade de que os vereadores tenham dignidade para receber as pessoas e fazer um atendimento a contento, citando-se como exemplo de quem tem um gabinete confortável, o que é uma exceção. 

Presenças

Além do presidente Camacho (PTB) e do vice, Melado (PTB), da atual mesa diretora do Legislativo compareceram à reunião de ontem os vereadores eleitos Carine Frassoni (reeleita) e Hanney Cavalheiro, do PMDB; Maria Helena (reeleita) e Gilbert Xepa Gisler, do PDT; Danubio Barcellos e Carlos Nilo Coelho Pintos, do PP; Jansen Nogueira, Itacir Soares, Dagberto Reis e Aquiles Pires, do PT; Mauricio Galo Del Fabro, do PSDB; Tatiane Marfetan (PTB); Helio Benia e Ivan Garcia, do PSB. Não pôde estar presente o vereador eleito Jason Flores (PMDB). 

Farpas

Diante da troca de farpas entre o presidente da Câmara e a vereadora Carine Frassoni, que tomou alguns minutos da reunião, Aquiles Pires fez uma ponderação. “Eu e os novos vereadores estamos assustados com essa situação, e não estamos aqui para ouvir as divergências entre o presidente e a vereadora. Gostaria que todos estivessem desarmados de espírito para tratar o que deve ser tratado” – disse. Recebeu a concordância de todos. Hanney Cavalheiro (PMDB) disse que as questões envolvendo a votação da taxa de água, processos na justiça eleitoral (levantada por Carine Frassoni), bem como outras entre os dois representantes, é passado. Na mesma linha, Maurício Galo Del Fabro (PSDB) disse que mais do que desarmados, deveria haver parceria para trabalhar, pois tudo o que a coletividade não queria era procedimentos do gênero. Carlos Nilo Coelho Pintos (PP) concordou, reforçando que as questões eram pessoais entre o presidente da casa e a vereadora peemedebista e não diziam respeito ao foco da reunião. Ivan Garcia (PSB) assentindo, também manifestou-se pela manutenção do foco do encontro, argüindo a necessidade de que questões pessoais fossem resolvidas entre os dois vereadores no momento e instâncias apropriadas. 

Reunião

Após visita a todos os gabinetes do legislativo para que pudessem constatar as condições dos mesmos, os vereadores realizaram uma segunda reunião, no gabinete da presidência, com a finalidade de que apresentassem suas opiniões. Foi convencionado entre os legisladores a apresentação de uma proposta ou manifestação final para a próxima sexta-feira, dia 9, quando realizarão novo encontro, a partir das 9h30.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.