Contribuinte pode quitar dívidas com desconto de multas e juros

Fazenda disponibiliza uso do benefício até o dia 12 de novembro para quem estiver em dia com o exercício 2012

Cobas, titular da pasta da Fazenda

Até o dia 12 de novembro, os santanenses que estão em atraso com o Erário público ou estão com processo judicial a respeito dessas pendências podem regularizar sua situação, pois está vigente um novo Refis, desde a última quinta-feira. A confirmação foi feita pelo secretário Irani Cobas, titular da Fazenda, ontem, ressaltando que há essa possibilidade desde que a quitação seja feita à vista e o cidadão esteja com o pagamento ou parcelamento do ano de 2012 do tributo que pretende quitar em dia, como impostos prediais, territoriais, ISS, etc.

De acordo com Irani Cobas, trata-se da oportunidade do contribuinte, mesmo com dívida sob júdice, equacionar sua situação junto à municipalidade. Cada caso é analisado de forma individual, conforme o período inscrito em dívida ativa, o valor devido, sendo isentadas apenas a multa e os juros. Portanto, o titular do débito terá que pagar o valor principal acrescido da correção monetária incidente no período devido.

O Refis é regrado por uma legislação específica, sendo pré-condição que o contribuinte deva estar com 2012 quitado ou com a parcela referente a novembro em dia podendo efetuar pagamento à vista com desconto de 100% da multa e 100% do juro.

Ainda de acordo com o titular da pasta da Fazenda, o contribuinte que estiver com processo sob júdice deverá, antes de fazer qualquer tipo de contato com a Fazenda, procurar o advogado com o qual esteja o processo e fazer o pagamento dos honorários. Com o recibo do profissional, deverá dirigir-se à Fazenda para fazer o pagamento do valor da dívida, tendo o desconto de juros e multas. “Só tem validade para quem for fazer o pagamento à vista, quitando a dívida ativa” – refere, destacando que não havia previsão de outro Refis, porém, como o volume de receitas está bem abaixo do que era previsto para este período e em havendo necessidade de arrecadação, o prefeito Wainer Machado consentiu na realização de um novo processo de cobrança, gerando benefícios de descontos para os cidadãos que desejarem sair da condição de inadimplência de forma definitiva.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.