Fronteira da Paz volta a sincronizar o tempo neste domingo

Brasileiros deverão adiantar o relógio em uma hora com o início do horário de verão, que vai até 17 de fevereiro de 2013

A partir da zero hora deste domingo (21), os ponteiros dos relógios das duas cidades da Fronteira da Paz (Livramento e Rivera) novamente voltam a ficar sincronizados, com o início de mais um horário de verão no Brasil, depois de 15 dias de diferença, tendo em vista que o Uruguai adotou o sistema já há duas semanas.

O horário de verão no Brasil vai até 17 de fevereiro de 2013 e, segundo informações do Ministério de Minas e Energia, durante a vigência do horário diferenciado está prevista uma redução média de 5% no consumo no horário de pico, que vai das 18h às 21h.

Além da economia pouco expressiva de energia, os estados do Norte e Nordeste não aderem ao horário, porque sua posição geográfica não favorece um aproveitamento maior da luz natural no verão, como ocorre nas demais áreas.

De acordo com o ministério, por estarem mais próximos da linha do Equador, nesses locais incidem menos raios de luz ao longo do dia nos meses de verão.

Desde 2008, a aplicação do horário diferenciado é regulamentada pelo Decreto n° 6.558, que fixou datas para o início e término.

O começo é sempre no terceiro domingo de outubro, e o fim, no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Se a data coincidir com o domingo de carnaval, o encerramento é transferido para o domingo seguinte. 

 Para a faxineira Maria Inês Correa, de 51 anos, o horário é bom e rende horas de lazer. “Me adapto bem, é bom para o comércio e termino chegando mais cedo em casa. Aproveito mais o dia e também acredito que dá para economizar alguma coisa, com relação à energia elétrica, já que utilizo menos luz elétrica e mais a solar”

 

 

 

 

Para a balconista Norma Rosane Rodrigues, de 41 anos, o horário de verão é adaptável. “Prefiro o horário normal, mas o de verão proporciona, por exemplo, que o trabalhador no comércio chegue mais cedo em casa, dando tempo para aproveitar e fazer outras atividades, ainda durante o dia. Também é muito bom para o lado comercial, pois movimenta mais as lojas da cidade”

 

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.