Encontro Internacional de ACIs começa com pedido de atenção para a Fronteira

Evento teve abertura oficial na noite de ontem, em jantar de confraternização que reuniu as representações das várias associações comerciais participantes

Livramento sedia, desde a manhã de ontem, uma das mais movimentadas edições do Encontro Internacional de ACIs, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Livramento-ACIL, com o objetivo de promover a integração e a troca de experiências entre os dirigentes empresariais gaúchos e também de proporcionar a discussão a respeito dos mais diferentes problemas enfrentados pela sociedade na luta pelo desenvolvimento econômico e social. Representantes de diversas cidades gaúchas participam do encontro, que teve abertura oficial na noite de ontem, durante jantar de confraternização que reuniu mais de 300 convidados no Centro de Eventos Verde Plaza.

Pela manhã, na Sala da Diretoria da Associação Comercial e Industrial de Livramento, no 5º Andar do Edifício Palácio do Comércio, aconteceu uma reunião dos executivos das ACIs do Rio Grande do Sul, quando foram discutidos sistemas de atendimento às entidades associadas e transmitidas informações a respeito de legislações e regulamentações de diversas atividades relacionadas com os setores comercial e industrial no Brasil.

Durante a tarde, os vice-presidentes regionais da Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul-Federasul participaram de uma reunião de trabalho no auditório da ACIL. Essa agenda foi coordenada pela presidente da Associação Comercial e Industrial de Canoas-ACIC e vice-presidente de Relacionamento da Federasul, Simone Leite, e possibilitou uma troca de experiências entre os empresários presentes. Cada vice-presidente regional pôde fazer um relato das atividades de sua região. Além disso, os empresários tiveram a oportunidade de ouvir pronunciamentos e apresentações de representantes de outras áreas, a exemplo da ONG Parceiros Voluntários, e também sobre serviços específicos como os da área de infraestrutura e da emissão de Certificados de Origem.

Um dos momentos que despertou maior interesse dos participantes foi a exposição a respeito da lei que autoriza a abertura de free shops nas cidades de fronteira. O presidente da ACIL, Sergio Oliveira, fez um relato sobre a mobilização coordenada pela entidade junto às autoridades federais em Brasília, tanto na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, quanto na Receita Federal. Ele destacou a importância da participação de políticos como o deputado Marco Maia, que foi o autor do projeto dos free shops, além da senadora Ana Amélia Lemos e o deputado estadual Frederico Antunes, que preside a comissão especial da Assembleia Legislativa formada para acompanhar a tramitação do projeto em Brasília. 

Atenção 

O salão do Centro de Eventos Verde Plaza ficou completamente lotado a partir das 20h, quando aconteceu a solenidade de abertura do 6º Encontro Internacional de ACIs. Com a presença do presidente da Confederação das Associações Comerciais do Brasil, José Paulo Cairolli, além do deputado estadual Frederico Antunes, do jornalista Rogério Mendelski, do prefeito eleito Glauber Lima, dos prefeitos de Uruguaiana, Sanchotene Felice, e sua esposa, a Deputada Estadual Elisabete Felice, e de Jaguarão, José Claudio Ferreira Martins, e ainda do senador uruguaio Tabaré Viera, entre outras autoridades, o presidente da ACIL, Sergio Oliveira, fez um chamamento para a importância de que seja dada uma atenção especial para as fronteiras como forma de compensar as dificuldades enfrentadas pelos municípios localizados nessas áreas.

“Felizmente, especialmente para nós, da Associação Comercial e Industrial de Livramento, para a comunidade santanense e também para as comunidades de grande parte dos municípios de fronteira, nesta oportunidade temos um motivo extremamente significativo de comemoração, que é o advento da lei federal número 12.723, que autoriza a abertura de lojas francas nas cidades-gêmeas das fronteiras brasileiras”, destacou o presidente da ACIL, Sergio Oliveira, durante seu pronunciamento oficial. Ele lembrou que há muitos anos as entidades representativas do setor produtivo santanense, especialmente ACIL, CDL e Sindilojas, lutam por condições mais adequadas para que os empresários e empreendedores locais possam desenvolver suas atividades e dessa forma contribuir mais ainda para o fortalecimento econômico e o efetivo desenvolvimento social do município e região.

“Não se encerra em seu próprio contexto, portanto, a importância da lei 12.723. Óbvio que sua simples aprovação e criação já são motivos mais do que suficientes para a nossa comemoração, mas vemos além. Entendemos essa ação oficial como uma demonstração de quebra de paradigmas, pois demonstra um novo olhar para as fronteiras do nosso País, cujas comunidades há muito reclamam um merecido tratamento diferenciado, com políticas públicas específicas, que venham compensar as reconhecidas dificuldades que enfrentamos em razão exatamente dessa característica geográfica”, destacou ele.

Sergio Oliveira fez oficialmente uma homenagem da ACIL aos políticos que contribuíram de forma objetiva para a aprovação do projeto de criação dos free shops. Foram homenageados o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, que foi o autor do projeto, a senadora Ana Amélia Lemos, que relatou o projeto na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, e o deputado estadual Frederico Antunes, que preside a comissão especial formada na Assembleia Legislativa para acompanhar a tramitação do projeto dos free shops. Dos três homenageados, porém, somente Frederico Antunes estava presente ao encontro, e recebeu do presidente da ACIL uma placa em reconhecimento pelo trabalho realizado.

A noite foi abrilhantada por um animado show dos cantores uruguaios Esteban Behetti e Graziela Villaz. A dupla conseguiu envolver os presentes em um clima de integração e confraternização, interpretando clássicos do pop internacional. O músico já ganhou um público significativo na Fronteira. Participando com frequência da agenda de shows do Casino Resort, de Rivera, ele se tornou uma das referências em música de qualidade. O show foi apresentado pelo radialista Danúbio Barcellos, que se confirma como apresentador oficial do evento. 

Painel 

A programação do 6º Encontro Internacional de ACIs terá continuidade na manhã desta sexta-feira. Com mediação do jornalista Rogério Mendelski, a partir das 8h30, será realizado painel sobre Desenvolvimento da Região de Fronteira, que terá como objetivo debater alternativas para fomentar o crescimento dos municípios da faixa de fronteira. O painel será realizado no salão da frente do Centro de Eventos Verde Plaza, com entrada franca ao público.

Como painelistas, deverão atuar o prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Fellice, que vai falar sobre as práticas administrativas municipais em apoio ao desenvolvimento regional; o deputado Frederico Antunes, que abordará a importância da articulação regional; o senador uruguaio Tabaré Viera, que falará sobre as ações para o desenvolvimento das fronteiras no país vizinho, e também o presidente da Federasul, José Paulo Cairolli. A aguardada presença do presidente da Câmara Federal e da senadora Ana Amélia Lemos não se confirmou. Em entrevista ao programa Gaúcha Repórter, apresentado pelo radialista Lasier Martins, Marco Maia lamentou a impossibilidade de chegar à Fronteira a tempo de participar do encontro, em razão de outros compromissos agendados.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.