Concessionárias se preparam para o fim do IPI reduzido

Empresas ajustam estoques para atender aos clientes que irão tentar aproveitar os últimos dias para comprar um carro 0Km com preço menor

Felice

Em agosto, o momento era ruim, agora, a pressão das montadoras deve fazer com que o incentivo, que proporcionou ao maior número possível de brasileiros a troca de carro por um modelo 0Km, o I.P.I. – Imposto sobre Produtos Industrializados, chegue ao fim. Diante desta constatação, as concessionárias de quatro marcas de veículos instaladas em Sant’Ana do Livramento já reorganizam seus estoques e se preparam para uma nova corrida de clientes, que irão tentar antecipar o presente de natal e aproveitar os últimos momentos do benefício. Adotada como medida capaz de reaquecer a economia, ou pelo menos o setor, a redução do imposto pode estar com os dias contados, e já deixa saudosos gerentes e funcionários das concessionárias. A prorrogação do IPI em agosto se deu em razão dos dados repassados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), apontando que em julho houve um aumento de 3,15% nas vendas de veículos no País, na comparação com junho. O IPI dos carros nacionais 1.0 caiu de 7% para zero. Carros nacionais (ou com um certo percentual de peças brasileiras) até 2.0 tiveram redução de IPI de 11% para 5,5% (flex) e de 13% para 6,5% (gasolina). A ideia foi estimular as vendas e a economia, para enfrentar a crise global. Em contrapartida, as fábricas de carros se comprometeram a não demitir funcionários. Também havia sido anunciada, ainda no mês de maio, a redução de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) no crédito para pessoa física, de 2,5% para 1,5%, reduzindo as prestações para comprar um carro novo.

Os gerentes e suas impressões

Acostumados às oscilações do mercado, os gerentes das concessionárias instaladas em Livramento sabem que o momento é de atrair clientes para aproveitar os dias finais da redução do I.P.I. Para Alex Peixoto, gerente da Nicola Veículos, concessionária Chevrolet, o momento é de acelerar as vendas. “Estamos acelerando no Feirão de sexta e sábado, porque temos modelos disponíveis, em sua maioria. Estamos preparados para atender aos nossos clientes que ainda desejarem aproveitar os últimos dias da redução do imposto”, afirmou ele, ao dizer que a medida, prorrogada desde agosto, fez com que as vendas aumentassem significativamente. Para Gabriel dos Santos, gerente da Tterrasul, concessionária Volkswagen na cidade, a empresa também está preparada. “Temos estoque e variedade. Entendemos que o mercado agora não está mais tão aquecido, o que justifica o fim da redução do imposto. Acho que os últimos dias serão bem movimentados, porque o mercado vem crescendo e tenho certeza que os clientes entenderam a proposta”, frisou. Para o gerente da Felice Automóveis, concessionária Fiat, Rafael Ignácio, a sensação também é de preparo para encarar uma possível corrida de clientes. “Temos feirão neste fim de semana para que as pessoas possam aproveitar e comprar seus carros novos ainda com redução de imposto. Ao longo desse período, fizemos boas vendas. Agora temos carros chegando e esperamos que os clientes novamente aproveitem esses último dias para comprar carros com preços menores”, afirmou. Para Neise Oliveira, gerente da Fronteira Veículos, concessionária Ford, as vendas foram boas durante o período da prorrogação. Ainda de acordo com ela, as vendas aumentaram em torno de 25% no período. “Se tivéssemos mais carros, teríamos vendidos todos. Não há o que reclamar do período com redução do I.P.I”, frisou ela, ao comentar que dificilmente haverá uma nova prorrogação. “O mercado apresentou crescimento, vendemos bastante e a recomendação agora é para que as pessoas aproveitem os últimos dias”, afirmou.

Feirões

As montadores preparam, já para este fim de semana, os feirões que servirão como medida para atrair novos clientes. A iniciativa será também adotada em Livramento em pelo menos duas concessionárias, que pretendem reduzir os seus estoques vendendo carros para novos e antigos clientes.

CLEIZER MACIEL
cleizermaciel@jornalaplateia.com

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.