O último confronto de propostas

Seis homens, seis propostas, seis diferentes ideologias. Mais uma vez, a rádio RCC FM oportunizou o confronto de ideias dos candidatos à Prefeitura de Livramento sobre todas as questões relacionadas com a administração dos interesses da comunidade santanense. O derradeiro debate foi realizado na noite de ontem, na sede da emissora, e transmitido ao vivo pela 95.3. Foram três horas de debate, em que Solimar Ico Charopen, Sérgio Oliveira, Cesar Maciel, Claudio Coronel, Glauber Lima e Nelmo Oliveira discutiram sobre os principais assuntos do dia a dia da comunidade e as perspectivas futuras para o município.

Foi o debate de declarações mais fortes entre os candidatos, mas a troca de farpas acabou ficando apenas na mesa de discussões. Ao fim do encontro, os candidatos saíram satisfeitos pela oportunidade de passar à população santanense suas propostas e seus diferentes entendimentos sobre os assuntos de interesse da comunidade. Com transmissão ao vivo e também com um telão instalado no parque Internacional, através do qual foram disponibilizados áudio e imagens para os transeuntes e militantes de todos os partidos que estavam na avenida Tamandaré, o derradeiro confronto de ideias entre os candidatos foi coroado de êxito. As presenças de carros-som de algumas candidaturas chegou a atrapalhar a assistência no Parque, mas os responsáveis pelos veículos responderam positivamente aos pedidos feitos pela organização para que desligassem os volumes. 

Regras cumpridas 

No estúdio da rádio, os candidatos participaram do debate em absoluta igualdade de condições, seguindo as regras previamente acordadas com as coordenações de campanha. Cesar Maciel, Claudio Coronel, Sérgio Oliveira, Glauber Lima, Solimar Ico Charopen e Nelmo Oliveira compareceram ao debate e logo ao início, participaram do sorteio que indicou o posicionamento de cada um nas manifestações. A seguir, foram questionados em três blocos sobre temas previamente sorteados, tendo, logo depois, a possibilidade de perguntar um para o outro, com direito a réplica e tréplica. O tempo foi rigorosamente observado, a fim de manter a equidade de participação dos candidatos.

O debate foi acompanhado integralmente pelos advogados Carlos Thomaz Albornoz e Cristiano Fagundes, que representaram a Subsecção local da Ordem dos Advogados do Brasil com o objetivo de mediar possíveis dúvidas com respeito à manutenção da equidade na utilização dos espaços. Felizmente, não houve necessidade de que intervissem com maior objetividade.

A troca de farpas entre os candidatos marcou alguns momentos do debate, mas não gerou mais consequências, exceto durante a oportunidade do tema livre. Apesar disso, não ocorreram trocas de acusações pessoais ou questões que não fossem do debate político a respeito do município. As questões principais levadas a efeito foram em relação a pontos de trabalho de governo, bem como outros elementos propositivos. O início do debate ocorreu às 20h05, sendo concluído por volta das 23h30. O saldo foi positivo, pois desde o início até as manifestações finais, as proposições foram o principal contexto apresentados pelos seis candidatos ao cargo de prefeito de Sant’Ana do Livramento.

AVALIAÇÃO

O segundo debate realizado pela RCC FM foi avaliado pelos seis candidatos à Prefeitura Municipal de Livramento como positivo. A iniciativa foi elogiada pela maioria dos prefeituráveis, que destacaram como extremamente importante este elo de ligação entre candidatos e a comunidade da Fronteira. Confira a seguir o que cada candidato disse sobre o último debate, realizado antes das eleições:

GLAUBER LIMA - PT/PSD/PCdoB - 13

Quero deixar aqui o meu agradecimento à direção da rádio RCC FM e do Jornal A Plateia pelo excelente trabalho feito nesta eleição, oportunizando de forma democrática que ouvintes da rádio ou leitores do jornal conhecessem nosso Plano de Governo para levar Livramento ao desenvolvimento. Tenho certeza que este foi um momento ímpar, em que cada santanense, cada eleitor da cidade que acompanhou o debate, pôde saber quem realmente está falando a verdade, aqueles que realmente apresentam propostas possíveis de serem realizadas. O debate foi muito bom. A democracia foi exercida na sua plenitude. Nós tínhamos em Livramento alguns eleitores indecisos. Eu acredito que esse debate veio para tirar essa dúvida, ouvir as propostas e avaliar as candidaturas. Agora, no dia 7 de outubro, aquele que melhor representar a sua cidade vai ser o eleito. Eu tenho feito uma campanha com honestidade, tenho discutido os problemas com os santanenses, pois conheço bem a realidade da nossa gente. Tenho certeza que esse debate ajudou o eleitor a cristalizar o seu voto, e estou muito feliz com nossa caminhada até aqui. Participei de todos os debates, entrevistas, painéis, durante toda a campanha, sempre mostrando as propostas para administrar Livramento e transformar o nosso município em uma cidade moderna, próspera, que seja orgulho nosso e de nossos filhos e netos. Peço a todos que no dia 7 de outubro nos deem uma oportunidade. Vamos juntos construir uma grande vitória por Livramento!

NELMO OLIVEIRA - PSB/PSDB/PDT - 40

O debate foi de suma importância para a população santanense nesta reta final de campanha eleitoral. Oportunizou levar as informações à população, que conheceu mais uma vez os candidatos e suas propostas. Quero agradecer mais uma vez à direção da RCC FM, à imprensa, à militância partidária e a minha gente, que me recebeu com muito carinho, onde estive, em todos os lugares que visitei, com uma acolhida respeitosa, sentindo  o apoio. Sou um homem  comprometido com a minha cidade, e com os santanenses. Juntos com todos os segmentos, unindo as forças com boas parcerias, vamos alavancar o município, desenvolvendo o crescimento sócio-econômico cultural. Aproveito a oportunidade para que a população faça uma reflexão, escolhendo o candidato que teve ações concretas no município, respeitando as comunidades com diálogo e verdade e que fará a transformação com trabalho, verdade e com a participação do povo santanense.

ICO CHAROPEN - PTB/PSC/PR - 14

Para o candidato Ico Charopen, foi um debate de alto nível. “Na minha avaliação, foi muito bom o debate. Os ouvintes puderam ouvir e avaliar as propostas de cada um dos candidatos à prefeitura da nossa querida Sant’Ana do Livramento”. Na continuidade de sua avaliação, Ico manifestou seu otimismo em relação ao pleito do próximo domingo, 7 de outubro: “Tenho certeza da nossa vitória, é Doralício, é Ico!”, manifestou entusiasmado o candidato. “Domingo, estaremos com a vitória garantida. Estamos trabalhando para isso, fizemos uma campanha limpa em cima de propostas, uma campanha com poucos recursos, mas muito trabalho. A militância que o PTB possui, comigo e com meu vice, Dr. Doralício Lopes, também foi excelente, sempre nos acompanhando e ficando todo o tempo do debate conosco, nos mandando apoio. Por tudo isso, conto com o apoio de toda comunidade santanense para domingo nas urnas votar Ico e Doralício 14 – O Santanense em Primeiro Lugar”, finaliza o candidato.

 

CESAR MACIEL - DEM - 25

“Percorremos uma longa distância para chegar até aqui. Olhamos no olho dos nossos eleitores e dissemos ao povo de Sant’Ana do Livramento, em cada uma das nossas abordagens, que temos, sim, uma proposta. Uma proposta concreta que prevê mudanças necessárias e que sejam capazes de contribuir de forma significativa para o crescimento desta terra e engrandecimento do nosso povo. Temos certeza, e confiança, de que apresentamos as nossas propostas e que estas são absolutamente verdadeiras. Resta agradecer a acolhida que tivemos por parte do povo santanense, que nos recebeu, que nos atendeu pelas ruas desta cidade neste período de campanha eleitoral. Quero entregar o apontamento da terceirização da iluminação pública para a qual não existe amparo legal e descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Também temos a informação de que a nossa água era mais barata, na verdade custa R$ 6,61, portanto, eu vou pedir às pessoas que tenham muita cautela na continuidade desse modelo de gestão. Aos demais candidatos, também o nosso agradecimento, pois agiram de forma amistosa. Parabéns às militâncias de todos os partidos, pois é assim que se faz política. Quero dizer que após cem dias da nossa chegada à Prefeitura Municipal, faremos valer os nossos compromissos. É importante que cada um que está lendo ou ouvindo, veja as reais condições que tem cada candidato. Não se espelhem em discursos vazios. Prefiram quem deu exemplo de probidade no trato público e nunca disse que não tem dinheiro, mas sempre disse que vai fazer de alguma forma. À minha equipe, o meu agradecimento. Nós somos pequenos, mas valorosos. Vote no jeito Democratas de governar.

SERGIO OLIVEIRA - PP - 11

“Mais uma vez, saio extremamente satisfeito com o resultado do debate e, principalmente, pela oportunidade de poder levar à comunidade santanense as nossas propostas e nossos entendimentos sobre a gestão municipal. Temos que agradecer e parabenizar à direção e à equipe da rádio RCC FM por nos oportunizar esse encontro com a comunidade, para a qual pudemos mais uma vez mostrar a importância de pensar bem a respeito desse importante ato que ficará sob a responsabilidade de cada um no próximo domingo. Repetimos: o voto não tem preço, mas tem consequências sérias, que poderão ser boas ou graves conforme o resultado da ação de cada um. É evidente o desejo de mudança, de transformação para melhor na realidade do nosso município, mas as pessoas têm que entender que, para isso, não adianta mudar os homens que vão estar à frente do Executivo Municipal a partir de janeiro. É preciso mudar o modelo de administração, trocar de fato a gestão meramente política por uma administração técnica, qualificada. Do contrário, tirando um gestor político e colocando outro, o que se estaria fazendo é trocar seis por meia dúzia. Foi o que procuramos mostrar à nossa comunidade desde o início desta campanha, e mais uma vez repetimos neste debate. Para mudar de verdade, é preciso mudar o tipo de administração”.

CLAUDIO CORONEL - PMDB/PPS/PRB/PV - PTdoB/PRTB - 15

Gostaria de agradecer à Rádio RCC FM pela oportunidade dada a todos os candidatos e da mesma forma agradecer a minha família, a nossa militância que esteve presente durante todo o debate em frente ao prédio da Rádio e a todas as pessoas que colaboraram para que tivéssemos um crescimento. Porém, quero deixar aqui a minha manifestação de revolta, porque tivemos que enfrentar campanhas milionárias de alguns adversários, assim como é inadmissível que o poder econômico tente de todas as formas corromper o processo eleitoral. Não tivemos recursos e isso foi visto pela população, porém temos projetos viáveis para resolver todos os problemas que a nossa população enfrenta, pelo aspecto histórico que temos na política santanense. Infelizmente, muitas vezes o poder econômico se sobrepõe aos projetos. Lamentavelmente, o processo eleitoral brasileiro precisa ser modernizado, no qual as propostas sejam o principal fundamento. Quero pedir que o povo desconsidere estas pesquisas, que são pesquisas do poder econômico e de quem tem condições de pagar. Amo e quero ser prefeito desta terra, e agora tenho a oportunidade e por isso apelo ao povo santanense para que avalie o histórico de cada um. Assim, todos verãos as ações que poderão ser executadas por cada um dos candidatos no futuro.

A repercussão do debate para o público

Quem ouviu ou assistiu ao debate em frente às dependências do Jornal A Plateia estava em uma grande expectativa. Sendo o último antes das eleições no próximo domingo, 7 de outubro, o público se manteve atento até o fim. Para aqueles que ainda estão em dúvida em quem votar, esta foi uma oportunidade de definir quem será seu candidato, já para aqueles que têm o voto decidido, o debate serviu, de forma definitiva e esclarecedora, para tirar as últimas dúvidas. A repercussão nas ruas da cidade foi grande, assim como para aqueles que estavam atentos assistindo em frente ao Parque Internacional e também para as pessoas que estavam em casa, no trabalho, ou em seus carros.

Moysés Moraes: “No início do debate não se pôde ter nada muito proveitoso, mas quando começou a apresentação das ideias e dos projetos, pôde se ter uma definição melhor dos candidatos, apesar de eu já ter candidato escolhido, por ter gostado de suas ideias, achando mais claras para o momento de nossa cidade”.

 

 

Jeferson Maciel: “De início, podemos notar que teve um nível bastante aceitável, com equilíbrio, respeito, podendo cada um colocar as suas propostas. Espero que sirva para poder esclarecer dúvidas e ajudar quem está indeciso, sendo o objetivo do debate nas vésperas da eleição esclarecer as dúvidas”

 

 

Elizabeth e Andrea Silvana: “Na nossa opinião, o debate esteve muito equilibrado e forte. Estamos na expectativa para agora ver o fim das eleições, uma vez  que já temos nosso candidato escolhido” 

 

 

 

Juarez Bitencourt: “É o momento que a população santanense tem para decidir a eleição, principalmente para quem estava indeciso. Embora eu tenha o meu candidato, vim para também ouvir as propostas dos outros”

 

 

Tanira Lemos: “O debate estava muito bom, superando nossas expectativas. Mesmo já tendo meu candidato escolhido, está muito interessante”

 

 

 

Sandra Marques: “Estou achando muito interessante. E aproveito para parabenizar a rádio pela visibilidade do debate, ficando acessível para as pessoas que querem assistir, podendo sair de suas casas com um chimarrão com a família, para poder tirar suas dúvidas em relação aos candidatos” 

 

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.