Expectativa acentuada entre os candidatos à prefeitura para o primeiro debate da RCC FM

Está praticamente tudo pronto para o primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Livramento que a RCC FM realizará. Será na terça-feira, 14 de agosto, ao vivo no canal 95.3 Mhz, a partir das 20h. A reportagem ouviu todos os concorrentes em relação às expectativas a respeito desse debate inicial. Glauber Lima afirma que os espaços democráticos dos debates em emissoras de rádio e televisão são componentes fundamentais do processo eleitoral. “Por um lado, proporcionam aos postulantes a cargos majoritários a exposição de suas ideias e propostas e, por outro, asseguram ao eleitor, mediante o confronto das mesmas, condições básicas para os auxiliarem em suas escolhas. Nesse sentido, os debates se configuram como um espaço vital para tornar o mais transparente possível nossas ideias e propostas para a gestão pública. É ali, olhando no olho dos demais postulantes, que podemos perguntar e responder aos temas centrais que pautam a realidade de nossa comunidade” – afirma. Ele espera um debate de alto nível, onde prevaleçam o embate de ideias sobre a cidade e seus desafios de futuro. “Particularmente, nunca enveredei, em toda a minha vida pública, para ataques pessoais desqualificados e que nada contribuem para elucidar os principais temas em torno dos quais ocorre a discussão. Contudo, sabemos que a temperatura se eleva nesses momentos, e a política é uma esfera por excelência do conflito que se estabelece a partir de concepções e visões diferenciadas sobre uma infinidade de temas. Vamos procurar ter um posicionamento respeitoso, o que não significa covardia e tampouco ausência de espírito crítico sobre aquilo que consideramos equivocado ou demagogo, venha de onde vier” – pondera.
Glauber Lima afirma que a Rádio RCC FM está de parabéns por ter tomado a iniciativa de abrir espaços para a realização dos debates. Segundo ele, não é possível que as pessoas venham a votar em alguém porque é mais alto, mais baixo, mais sorridente ou taciturno, porque abana mais ou menos. “Precisamos realizar nossas escolhas em cima das plataformas de propostas para os principais temas de nossa comunidade. É através da participação da sociedade e do protagonismo das instituições que afirmamos a democracia e a consolidamos como o espaço por excelência, através do qual poderemos avançar e resolver nossos problemas. Nesse sentido, iniciativas como essa, da Rádio RCC FM e do jornal A Plateia merecem todo o nosso reconhecimento, por contribuírem significativamente para a afirmação do Estado Democrático de Direito, que é a base fundamental das democracias modernas e de onde emanam os princípios que orientam a consolidação e o aperfeiçoamento do jogo eleitoral” – concluiu.
Cesar Maciel afirma que o rádio será o grande elemento, a grande arma da eleição. “Acho que os debates, entrevistas, horário eleitoral gratuito, ou seja programações de rádio que permitem a busca de votos, permitem que o eleitor receba a informação, serão os diferenciais da eleição” – destaca. Ele afirma que os candidatos não conseguirão chegar a todos seus amigos, até familiares, em todo o território santanense, seja pelo tempo e pelas distâncias. “Mas o rádio chega e leva a mensagem a quem nos conhece ou, mesmo não conhecendo, pensa de forma igual ou semelhante. E mais: o que está dito não é esquecido” – reforça. Sobre o debate da RCC FM, Maciel parabeniza a iniciativa e afirma que espera um formato que permita a troca de ideias, a exposição de opiniões e ideias claras. “Quando saí da rádio Cultura, após entrevista, recebi seis mensagens de pessoas que haviam ouvido. Esses debates estão sendo esperados por todos, por isso considero-os de fundamental importância” – refere.
Claudio Coronel cumprimentou a emissora pela iniciativa e destacou que o debate é fundamental, pois aproxima o candidato do eleitorado. “Conseguimos falar de todas nossas propostas para mudar política e administrativamente a cidade de Livramento através desses eventos, chegando a uma gama de pessoas. Estamos preparados para todos os debates, nos quais garantimos presença” – disse ele. Coronel afirma que em peculiar, o primeiro debate da RCC FM permitirá que o embate no campo das ideias ocorra ao vivo, tornando possível ao eleitor conhecer e escolher. “São eles, os eleitores, que vão formar convicção, conhecendo e tendo certeza do que consideram o melhor para Livramento” – refere. O candidato afirma que deseja debater sobre todos os assuntos com os demais postulantes ao Moysés Vianna. “Vamos trabalhar, nesse debate, basicamente as nossas propostas da Mudança Já, o projeto que estamos defendendo para que construamos a Livramento que todos querem, e vamos reafirmar o compromisso com a população em realizar o que é preciso” – destaca.
O candidato Solimar Ico Charopen acredita que será um evento de alto nível. “Todos nós, candidatos, nos conhecemos. São seis pessoas com visões diferentes, projetos diferentes e um será o Prefeito de todos. Eu tenho uma boa relação com todos os cinco e sei do interesse que está acima de tudo, que é o interesse da cidade e não o individual. O que preocupa é que a cada eleição as entidades em geral e as pessoas exigem muito dos candidatos. Pressionam até, pode-se dizer, o que é normal, embora gere uma violenta pressão psicológica, mas passou a eleição, ninguém mais cobra nada dos eleitos. Temos 60 e poucos dias de cobrança intensa e depois esquecem. Será que não deveriam ter cobrado do governo que está aí? Será que alguém da população fez isso? A população tem que aprender a cobrar sempre” – ressalta. Charopen afirma que será possível, no debate, que os cidadãos percebam os objetivos. “Não é jogando para a torcida ou usando palavras bonitas por aqueles que têm o dom da oratória, que se definem as coisas” – afirma. “Esperamos um debate de muito bom nível, com os candidatos se respeitando, expondo suas ideias e aproximando-se de seus eleitores, inclusive de que tem que cobrar sempre, não apenas em períodos de eleições” – ressalta Charopen, acrescentando um agradecimento pelo espaço democrático e mencionando a justificável iniciativa em proporcionar que o confronto no campo das ideias seja intenso para que os cidadãos possam conhecer os pensamentos de todos os candidatos e fazer comparativos.
Nelmo Oliveira considera o debate um elemento importante para a população. “Será a oportunidade de apresentar as propostas do que contempla nosso plano de governo e pelo alcance da emissora chegaremos em locais da cidade que ainda não conseguimos ir” – diz Nelmo. O candidato afirma que está trabalhando com uma campanha propositiva, com a finalidade de levar o que pensa ao cidadão. “Estamos buscando o olho no olho, com renovação, trabalho e verdade, por isso a importância do debate” – refere.
Segundo o candidato, a expectativa é de que seja explorado o debate de ideias e propostas, pois é o que a população espera. “Que cada candidato apresente as soluções que tem para os problemas e a população decida qual a verdadeira em termos de viabilidade e aplicabilidade. Nós vamos trabalhar nessa linha, sem ofender ninguém, apresentando possíveis soluções, mostrando a realidade do que já foi feito até aqui e estabelecendo os próximos passos para promover o desenvolvimento que a cidade precisa e a população deseja” – concluiu.
O candidato Sérgio Oliveira afirma entender que a expectativa é sempre grande em eventos como esse. Considera a oportunidade de expor para Livramento o que propõe muito importante. “Para mim, que sou desconhecido em alguns segmentos, não tenho vivência política, é fundamental esse espaço para debater com os demais candidatos. Estava preocupado, pois a data inicia era dia 7, mas felizmente mudou para 14, pois recém retornei de Brasília, onde fomos em missão empresarial com a finalidade de acompanhar o projeto das lojas francas, que é interesse de Livramento” – reforça.
Sérgio Oliveira destaca esperar que o debate transcorra em alto nível, com apresentações propositivas por parte dos candidatos e sem partir para questões pessoais ou individuais. “A política precisa mudar, sim, pois de forma progressista, devemos entender que as respostas devem refletir também atitude e proatividade, em uma linguagem clara, objetiva, concisa para que o eleitor possa verificar o que realmente é possível aplicar. Ora, se colocamos em primeiro lugar as pessoas, é justamente a elas que devemos nos dirigir de forma honesta e clara, dizendo a verdade do que pensamos” – ressaltou.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.