Última semana para a segunda via

Santanenses que não dispõem do documento ainda têm prazo para requerer

Celia Luiza Arteche Escosteguy, chefe do Cartório Eleitoral em Sant’Ana do Livramento

A 13 dias da eleição de 7 de outubro, a equipe do Cartório Eleitoral de Livramento prossegue as rotinas do período que antecede o pleito. Um dos serviços é a emissão da segunda via do título de eleitor, que pode ser requerida pelos cidadãos até a próxima quinta-feira, 27.

A partir dali, segundo confirma Celia Luiza Arteche Escosteguy, chefe do Cartório, não há mais possibilidades de fazer o pedido da segunda via, mas isso não é obstáculo para que o cidadão exerça seu direito de participar da votação. Ela explica que caso a pessoa tenha perdido ou, ainda, perca o documento, se estiver inscrita em sua respectiva seção eleitoral, poderá votar apresentando um documento com fotografia, que poderá ser carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteira de motorista.

“Se estiver inscrito regularmente, o eleitor poderá votar apresentando um documento com foto em sua seção de votação” – sintetiza.

Esta semana uma série de reuniões também estão acontecendo no Fórum de Livramento, coordenadas pela juíza eleitoral Carmen Lúcia Santos da Fontoura.

Na prática, é visível: são os preparativos finais para o processo eleitoral no dia 7 de outubro, de acordo com o calendário estabelecido pelos Tribunais Regional e Superior Eleitoral (TRE e TSE, respectivamente).

Ainda esta semana, os Cartórios Eleitorais, assim como os Tribunais Regionais Eleitorais, informarão por telefone, na respectiva página da internet, ou por outro meio de comunicação social, o que é necessário para o eleitor votar, sendo vedada a prestação de tal serviço por terceiros, ressalvada a contratação de mão de obra para montagem de atendimento telefônico em ambiente supervisionado pelos Tribunais Regionais Eleitorais, assim como para a divulgação de dados referentes à localização de seções e locais de votação.

Volume deve se manter

Voto do eleitor está garantido, apresentando o título ou, em caso de perda, um documento com foto

Uma nova reunião, ontem, nas dependências do Fórum de Livramento, com os representantes de partidos e coligações que disputam o pleito 2012, teve uma finalidade essencial: baixar o volume dos carros som e veículos que estão sendo empregados para propaganda com áudio.

A juíza eleitoral Carmen Lúcia Santos da Fontoura advertiu a todos, mais uma vez (a segunda), em função de algumas reclamações que chegaram ao juízo eleitoral, no que diz respeito a excesso de volume de propaganda, bem como utilização de sistemas de áudio após às 22h. Também foi foco do encontro a organização das últimas carreatas e manifestações públicas dos partidos políticos e coligações, haja vista o período final da campanha. A juíza Carmen Lúcia solicitou que os líderes partidários e coordenadores repassassem a seus candidatos à vereança, todas as orientações, a fim de evitar excessos que possam ocorrer no período derradeiro da disputa, com objetivo de manter o desenvolvimento da forma como vinha ocorrendo até pouco tempo atrás. 

Hoje, o foco é a segurança

A partir das 14h desta terça-feira, no salão do tribunal do Júri do Fórum de Livramento, estará sendo realizada uma reunião com a finalidade de ajustar todos os detalhes em relação ao aspecto segurança do pleito. Segundo informou a juíza Carmen Lúcia Santos da Fontoura, além da equipe da Justiça Eleitoral, estarão presentes os representantes dos órgãos públicos que atuam na área de segurança, como Brigada Militar, Polícia Federal, entre outras forças, as quais atuarão de forma direta ou prestando apoio durante o dia da eleição.

HENRIQUE BACHIO

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.