- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

Professora participa do Programa Missão Pedagógica no Parlamento

Posted By redacao On 4 de setembro de 2012 @ 10:18 In Geral | No Comments

Educadora da Escola Hector Acosta passou cerca de 10 dias em Brasília, apresentando projeto de intercâmbio cultural 

[1]

Professora Tatiana Sosa, da Escola Hector Acosta, esteve em Brasília representando a cidade

Aconteceu, entre os dias 20 e 24 de agosto, na capital federal, Brasília, o encontro do Programa Missão Pedagógica no Parlamento. Professores atuantes no Ensino Fundamental e/ou médio tiveram de apresentar relato de uma experiência pedagógica na qual tenham abordado os temas de democracia, cidadania, política e Poder Legislativo, com seus alunos.

O principal objetivo do programa é oferecer aos professores formação em educação para a democracia. Recebendo o convite da Câmara dos Deputados, a diretoria da Escola Estadual Hector Acosta decidiu participar do programa enviando o projeto desenvolvido pelas professoras das línguas estrangeiras inglês e espanhol, entre elas a professora Tatiana Sosa, com o projeto “Intercâmbio Cultural”, desenvolvido com base na realidade das cidades de Fronteira, em que o contato e o relacionamento com a cultura de outro país é muito forte.

Ao todo, 54 professores de todo o Brasil foram selecionados para participar de uma intensa semana de formação. Na capital brasileira, os educadores tiveram a oportunidade de aprender e socializar saberes e práticas sobre como fazer da escola um espaço privilegiado para a vivência de experiências e valores democráticos e para o fortalecimento da cidadania. O programa é dividido em três módulos, dois deles a distância. Dos 54 professores, apenas dois são gaúchos, e a única representante da cidade de Livramento foi a professora Tatiana.

Projeto Intercâmbio Cultural

Desde 2008, o projeto é desenvolvido dentro da escola, com o objetivo de mostrar aos alunos a cultura da Região Sul, principalmente da Fronteira, onde a mistura dos povos é muito particular.

Outro aspecto importante levantado pela professora Tatiana é que o projeto possibilitou a interdisciplinaridade das matérias, pois é um projeto realizado nas disciplinas de inglês e espanhol, mas que também abrange outras, como geografia e história, além da Língua Portuguesa. Participam do projeto alunos dos primeiros anos do Ensino Médio. “Antes de tudo, o projeto se baseou na troca de experiências por cartas, e logo após, um contato entre as realidades, quando os alunos visitaram as escolas do Uruguai, participando de aulas. É um projeto de zona de fronteira, investindo nas relações existentes aqui”, explica a professora.

Segundo a professora, nessa viagem, ela e os outros professores puderam conhecer a realidade do Parlamento e os projetos desenvolvidos dentro da instituição. “A visita serviu para tirar a ideia de que lá não se faz nada. Não é bem assim, alguma coisa é feita”, enfatiza. 

[2]

54 professores de todo o País foram selecionados para participar do programa

Controvérsia

A diretora destaca uma controvérsia existente entre a avaliação da qualidade da educação. “Nós tiramos uma nota bem baixa no Ideb, e isso prova que nem sempre a menor nota reflete a realidade da escola. Reflete apenas um momento”, frisou Giovana Cantareli.

Segundo a diretora, há alunos que se recusam a participar da prova, que não é obrigatória. “Naquele momento, o aluno que não faz a prova prejudica a avaliação do trabalho da escola”, destaca.

De acordo com Tatiana Sosa, durante as palestras no parlamento, o assunto da Prova Brasil e a avaliação do Ideb foi tratado, todos concordando que a avaliação, por muitos fatores, não corresponde à realidade do dia a dia escolar.

Dia 31, os alunos e a professora de língua estrangeira viajaram até a cidade de Salto, no Uruguai, para dar continuidade ao projeto de intercâmbio cultural.

O Programa Missão Pedagógica no Parlamento tem como objetivos criar uma rede nacional de professores sensibilizados para a importância de inserir a democracia nas práticas pedagógicas das escolas brasileiras; fornecer aos professores subsídios didáticos que contribuam para a inserção de temas relativos à democracia e à cidadania no cotidiano escolar, bem como criar um banco de projetos pedagógicos na área da educação para democracia, a ser disponibilizado para a sociedade; contribuindo também para o fortalecimento da imagem institucional da Câmara dos Deputados como guardiã e defensora da democracia brasileira.

 

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=50085

URLs in this post:

[1] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2012/09/PROFESSORANOPARLAMENTO.jpg

[2] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2012/09/PROFESSORESNOPARLAMENTO.jpg

[3] Parceria promove integração entre judocas: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=95366

[4] Palestra encanta professoras do Hector Acosta: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=43745

[5] Santanense classificada para Programa Missão Pedagógica no Parlamento: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=41775

[6] Projeto Crescer com apoio da escola Professor Chaves traz nova oportunidade de se qualificar: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=128768

[7] Escola ensina com Copa do Mundo: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=128408

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.