Governador rotariano elogia trabalho dos Rotarys da cidade

Atuando há 106 anos no mundo, o Rotary busca beneficiar as comunidades 

Presidente da Casa da Amizade, Diná Quevedo; Governadora Assistente, Cecilia Amaral; Governador Carlos Frederico Radünz; Maria Virgínia, esposa do governador; e Presidente do Rotary Clube Livramento Sul, Luis Alberto Gonçalves

O Governador, para o ano rotário 2012/2013, do Distrito 4.780 de Rotary International, Carlos Frederico Radünz Gonçalves, acompanhado de sua esposa Maria Virgínia, esteve em visita oficial aos clubes de Rotary e Casa da Amizade de Sant’Ana do Livramento. O objetivo da visita dos governadores é a motivação através da mensagem do lema que o Presidente de Rotary Internacional, Sakuji Tanaka, escolheu para servir de meta aos projetos de prestação de serviços dos rotarianos em todo o mundo no ano rotário 2012/2013. “A mensagem que eles nos deixam para trabalhar e nos motivar no Rotary é ‘Paz através do servir’. Ele pede que nós busquemos a paz dentro de nós mesmos e quando encontrarmos essa paz, que busquemos a paz nas nossas famílias e na nossa comunidade. Só dessa maneira é que poderemos ter um mundo melhor”, destaca o governador.

Cecilia Amaral, governadora assistente, explicou que os clubes têm conhecimento de cada realidade de sua cidade: “Aí é que está a força do Rotary, auxiliando as suas comunidades e, por consequência, a paz no mundo. Temos, em Livramento e Quaraí, trabalhos voltados para a educação e saúde, pois são os tópicos para os quais a comunidade mais necessita de auxílio”, destaca.

O Rotary atua fazendo projetos, procurando as dificuldades, levando auxílio às entidades. “Ontem, visitamos a Santa Casa de Quaraí, e hoje visitamos a de Livramento, onde podemos ver que, antes, a lavanderia do hospital possuía equipamentos com mais de cinquenta anos de uso, o que acarretava um risco grande de contaminação. O Rotary, em parceria com outras entidades e bancos, conseguiu equipar essa lavanderia com maquinário novo”, diz Cecilia.

Através da Fundação Banco do Brasil, o Rotary também conseguiu camas novas para a UTI. Na área da educação, a Cidade de Meninos teve seu prédio reformado. “Com a contribuição de cada rotariano, nós vamos tentando auxiliar nos programas. Não vamos resolver por completo os problemas da cidade, mas aqueles que estão ao nosso alcance, nós resolvemos”, explica Cecilia Amaral.

Outra bandeira levantada pelo Rotary é contra a poliomielite, com vários postos de vacinação na cidade. No Brasil, a poliomielite já foi erradicada, mas existem alguns países que ainda estão no processo de erradicação e trabalhando para que esse vírus não volte. “Nós de Livramento fazemos parte de todo esse esforço para manter essa campanha e o grande objetivo é erradicar a poliomielite do mundo”, completa Cecilia.

O Presidente do Rotary Clube Livramento Sul, Luis Alberto Gonçalves, destacou a união de forças no clube para que se possa servir melhor a comunidade. “Hoje, o Livramento Sul está desenvolvendo projetos em duas escolas, através de palestras na área da sexualidade, gravidez na adolescência, fonoaudiologia, recursos hídricos, meio ambiente. Conseguimos, com isso, levar aos jovens o conhecimento da sua realidade”, conta.

O Rotary Clube Livramento Sul, segundo o presidente, dá apoio a creches, ao hospital e também procura sanar problemas pontuais existentes na comunidade, como famílias que precisam de alimentos ou sofrem com alguma doença.

Outro projeto que está sendo desenvolvido pelo Rotary é o início de um banco de cadeira de rodas e equipamentos para auxiliar pessoas com baixa renda que possuem alguma deficiência. “O Rotary não faz assistência social, mas sim conhecimento e serviço social, procurando o desenvolvimento da comunidade”, enfatiza Cecilia.

O trabalho de assistência social fica a cargo da Casa da Amizade, através de sua presidente, Diná Oppa Quevedo. O governador participou de um almoço promovido pela Casa da Amizade em prol do Projeto Tchê e, segundo ele, ficou impressionado com a quantidade de pessoas que concorrem e apoiam o movimento rotário dentro dessa comunidade. “Estiveram presentes em torno de 400 pessoas no evento. Foi muito bonito e estamos muito orgulhosos na função de governador pelo trabalho que a Casa da Amizade faz, apoiando o trabalho dos Rotarys Clubes de Sant’Ana do Livramento”, ressalta o governador.

“Nosso trabalho é de benemerência, nós não doamos valores em dinheiro, mas sim consultamos a entidade, vemos as necessidades e doamos o que ela necessita. Fazemos um evento, convidamos patrocinadores e compramos o que a entidade a ser ajudada necessita. Trabalhamos com todas as entidades, sem uma específica, procurando sempre as necessidades mais urgentes”, destaca Diná Quevedo.

A Casa da Amizade já fez campanha de doação de fraldas para a Liga Feminina de Combate ao Câncer, equipamento de fisioterapia para a APAE e agora está prestes a ser inaugurada uma biblioteca na Conferência São Vicente de Paulo, com mais de mil livros, computadores e televisão. Além disso, duas vezes por ano, a Casa da Amizade faz campanha para a doação de tecidos para a confecção de lençóis para a Santa Casa.

Além de ser esposa do governador, Maria Virgínia é rotariana e é associada da Casa da Amizade. “Pude admirar como rotariana o trabalho dos clubes de Livramento e Quaraí – Livramento, Livramento Sul, Livramento Integração, Livramento Armour, Quaraí, Quaraí Rio das Garças e a Casa da Amizade de Livramento e Quaraí – e realmente é um trabalho maravilhoso, que nos deixa orgulhosos e satisfeitos em ser rotarianos. O trabalho é dito que é feito, e pudemos constatar isso”, relata. 

A Plateia: O que é o Rotary e como ele atua?
Governador: O Rotary é uma organização de líderes de empresas e negócios que existe no mundo inteiro, cujo objetivo principal é o desenvolvimento de projetos humanitários e a paz no mundo. O Rotary hoje está presente em mais de 500 países do mundo, dividido em 531 distritos e, no Brasil, temos 38 distritos, cinco situados no Rio Grande do Sul. O nosso distrito, número 4780, abrange 23 municípios, em que trabalham 50 clubes. 

A Plateia: Quais as propostas do Distrito 4780 para o ano rotário 2012/2013?
Governador: Os projetos do Rotary são feitos e desenvolvidos pelos rotarys na comunidade. Eu vim conhecer e aprender o trabalho dos rotarianos em Livramento. Tenho que visitar todos os clubes e um pouquinho que a gente aprende, transfere para o outro e assim vamos fazendo nosso trabalho dentro das comunidades. No entanto, temos ênfases fortes na saúde e educação, que são o que mais preocupam hoje a nossa comunidade. 

A Plateia: Deixe uma mensagem para os santanenses e rotarianos da Fronteira.
Governador: Agradecer a acolhida que os clubes de Rotary me deram aqui e dizer para a comunidade santanense que busque o Rotary, que está sempre de braços abertos, fazendo um trabalho muito bonito. Eu gostaria que toda a comunidade tivesse o conhecimento que estou tendo como visitante do trabalho que o Rotary faz dentro dessa comunidade.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.