Conheça a distribuição do tempo

A partir de hoje até 4 de outubro, estará ocorrendo a veiculação das inserções, sendo o início com as manifestações das candidaturas à vereança, segundo tabela divulgada pela Justiça Eleitoral. Os pronunciamentos dos prefeituráveis somente ocorrerão no dia 22. Para o dia 23, retornam os programas dos candidatos a vereador e, no dia 24, de novo os programas dos postulantes à prefeitura. A distribuição de tempo foi equânime, porém, isso não significa que a cada dia seja o mesmo tempo para aproveitamento. Por exemplo, a coligação O Futuro é Agora – detentora do maior tempo em rádio – tem 7.41 minutos no dia 22 e 7.44 minutos no dia 24 e, assim, proporcionalmente. O menor tempo é do Democratas, com 2.37 minutos no dia 22, mesmo tempo que terá à disposição no dia 24 de agosto.

Hoje, os primeiros a realizarem suas manifestações no espaço da manhã são os candidatos a vereador, sendo distribuído o tempo em quatro blocos.

O primeiro bloco terá os candidatos da coligação O Futuro é Agora, seguindo-se os candidatos da coligação Renovação, Trabalho e Verdade, a seguir, da Mudança Já; novamente O Futuro é Agora; O Santanense em Primeiro Lugar, Partido Progressista, O Futuro é Agora, Renovação, Trabalho e Verdade; Mudança Já, O Futuro é Agora, Renovação Trabalho e Verdade; O Santanense em Primeiro Lugar; Partido Progressita, Mudança Já e Partido Progressista.

O partido Democratas abre o segundo bloco, seguindo-se uma nova sequência a cada bloco. Todos os espaços podem ser obtidos acessando o portal do Tribunal Regional Eleitoral e ainda no especial Eleições do jornal A Plateia, no site do jornal. A propaganda eleitoral obrigatória de Livramento estará concentrada apenas nas emissoras de rádio, valendo destacar que cada dia de veiculação tem uma sequência de quatro blocos, sendo composto cada bloco por um conjunto de 15 participações das seis coligações, conforme o tempo de que dispõem suas bancadas no Congresso Nacional.

A distribuição do tempo foi realizada pelo programa elaborado especialmente para a eleição para a Justiça Eleitoral.

TOTALIZAÇÕES DE TEMPOS E ESPAÇOS PARA AS COLIGAÇÕES/PARTIDOS PARTICIPANTES

Prevalência será de propostas como estratégias

“Muito embora tenhamos pouco espaço, nossa expectativa é positiva. Vamos usar uma estratégia propositiva. Vamos alcançar lugares a que ainda não conseguimos chegar, e isso é excelente. Como sou ‘o desconhecido’ da eleição, tenho certeza que nossas propostas terão penetração. Confesso que sempre fui ouvinte da propaganda eleitoral. Já é possível perceber que as pessoas, dentro de cada realidade, estão mais politizadas e isso é bom. A consciência individual do voto na proposta e no projeto, não em troca de vantagens, ou no voto afetivo, vai garantir 4 anos daquilo que as pessoas realmente querem”.

Sérgio Oliveira 

“É um espaço importante. Dá condições de cada eleitor enxergar as propostas, apresentadas sem a tensão de um debate, de forma clara e esclarecida. Há aqueles que não entendem ou fazem que não entendem e, nas redes sociais, procuram confundir. Vamos explicar nossas proposições de forma descontraída. Por exemplo, a nossa proposta de um teleférico. Claro que vou abrir licitação para quem desejar instalar esse atrativo, assim como outros. Livramento não desenvolve o turismo por não ter atrativos e vamos criá-los. É um horário importante para que as pessoas entendam o que propomos de forma bem definida, pois num debate há o clima de rinha e as propostas acabam não sendo explicadas como deveriam ser”.

Solimar Charopen 

“Trata-se de um espaço importante para integrar o candidato e o cidadão. Expor as ideias, que é, para nós e deve ser a grande discussão desta eleição. Gera, sim, um grande impacto no eleitorado, que aprofunda seu conhecimento naquilo que o candidato está propondo. Essa interlocução é essencial para formar a convicção de voto. Eu tenho dito: todos os candidatos têm presente e têm passado, sim. São políticos, sim. Mas todos são diferentes. E isso não é só agora, na época da eleição”.

Claudio Coronel  

“Nossos programas estão prontos e tenho a convicção de que o horário eleitoral será um divisor de águas em relação a compromissos e a vagas promessas. É um espaço importante e estamos tratando nossos programas com profissionalismo e qualidade, a fim de que gerem o impacto de discernimento na população”.

Cesar Maciel  

“Nossa expectativa é positiva em relação ao horário eleitoral, pois nossa coligação tem mais tempo de rádio, um espaço significativo, que será usado para identificar os principais problemas de Livramento e apresentarmos nossas propostas em relação a eles, como saúde, infraestrutura e outros. Acho normal que inicie pelos candidatos à vereança, talvez até devesse iniciar pela majoritária, mas para nós não faz diferença, pois aprofundamos o debate sobre esses temas e vamos nos comunicar com a população.”

Glauber Lima 

“O horário eleitoral é extremamente importante para auxiliar os eleitores a decidirem o seu voto. Nossa candidadura e os nomes que colocamos à disposição da população para concorrerem a vereador pelo PSB têm propostas claras de trabalho e bandeiras de luta bem definidas que se propõem a defender. Essas propostas são levadas ao conhecimento do eleitor de forma muito mais abrangente. No que diz respeito às candidaturas para vereador, que muitas vezes possuem condições limitadas de infraestrutura, apenas com o seu material impresso o horário eleitoral potencializa muito o alcance e a repercussão das propostas. Oportuniza que os eleitores tomem melhores conhecimentos sobre cada plataforma política e os compromissos que cada candidato está assumindo com as pessoas. Nossos espaços terão como objetivo principal elucidar o eleitor, mostrando que nossas propostas para governar Livramento são as melhores, pois representam a renovação das boas ações e projetos. O espaço é uma ferramenta da democracia que está, e deve estar, sempre a serviço do eleitor, pois ele é o destinatário final das propostas de cada candidato e precisa estar bem informado, consciente, para tomar a decisão certa na hora de decidir o seu voto”.

Nelmo Oliveira

Horário Eleitoral Gratuito vai durar 45 dias

O horário eleitoral vai durar 45 dias e será exibido até o dia 4 de outubro. A propaganda, tanto no rádio, quanto na TV, será de segunda-feira a sábado, com a duração de 30 minutos, duas vezes por dia: das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30, no rádio; e das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h, na TV. Os candidatos a prefeito se apresentarão às segundas, quartas e sextas-feiras. Já os candidatos a vereador, às terças-feiras, quintas e aos sábados.

Pela legislação eleitoral, é proibida a propaganda que degrade ou ridicularize candidatos. O partido ou coligação que descumprir essa regra estará sujeita à perda do direito de veicular sua propaganda gratuita no dia seguinte ao da punição determinada pela Justiça Eleitoral.

O tempo de propaganda de cada candidato ou coligação, tanto a prefeito, quanto para vereador, foi definido proporcionalmente pelo tamanho das bancadas partidárias na Câmara dos Deputados. Os partidos com maior tempo de propaganda eleitoral são o PT, maior bancada da Câmara, PMDB e PSDB. Mesmo os candidatos cujos partidos não têm representação na Câmara, dispõem de alguns segundos de propaganda gratuita.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.