Coluna do Mainardi

Vai começar 

Estamos entrando na semana de início da 35ª Expointer, momento máximo da agropecuária gaúcha. Serão nove dias de muita movimentação no Parque de Exposições Assis Brasil, que deve receber um público superior a 500 mil pessoas. Além de um momento de negócios, aprendizado e troca de experiências, é um período de encontros e reencontros, de confraternização e de afirmação de nossa identidade gaúcha. O governo do Estado vai aproveitar para aprofundar a divulgação dos benefícios da irrigação para a atividade primária. Em conjunto com as empresas do setor montamos, na área do Simers, uma quadra apenas para a exposição de máquinas e equipamentos de irrigação. Ali estaremos com o Programa Mais Água, Mais Renda. Promoveremos, ainda, um seminário em que ouviremos relatos de experiências bem sucedidas. É o Rio Grande mais sustentável, com a economia mais forte. 

Luz para o campo 

As distribuidoras de energia elétrica que atuam no mercado gaúcho anunciaram, nesta semana, investimentos superiores a um bilhão de reais em obras estruturantes a serem executadas até 2014, que vão melhorar a qualidade do produto fornecido às zonas rurais do Estado. Este é o resultado do trabalho realizado pelo Comitê de Planejamento Energético do Estado do Rio Grande do Sul (Copergs), que reúne diversos órgãos do governo. A expectativa é de que as medidas anunciadas resolvam pelo menos 85% das demandas do setor. É uma grande notícia, na medida em que a precariedade da energia elétrica é um dos gargalos que impedem o maior desenvolvimento das atividades primárias. 

Ovinocultura 

Realizamos, nesta semana, uma produtiva reunião da Câmara Setorial da Ovinocultura, em que aprovamos quatro importantes projetos para o setor. Vamos pesquisar a incidência da brucelose em ovinos, desenvolver a capacitação técnica e gerencial de ovinocultores, trabalhar a questão do abigeato e abate clandestino e lançar um guia prático de manejo. 

Erva Mate 

Nesta sexta-feira estaremos em Lajeado. A Secretaria da Agricultura, em parceria com Centro Universitário Univates e o Pólo de InovaçãoTecnológica do Vale do Taquari, promove o I Seminário Estadual da Erva Mate. O Estado, que já foi responsável por 92% da produção nacional, caiu, na década passada para 46% e hoje, com 30 mil hectares plantados, envolvimento de pelo menos 12 mil famílias, já responde por 62%. É uma cadeia produtiva importante, não só do ponto de vista econômico e social, como também do ambiental. Buscamos, com esta iniciativa, demandada pela Câmara Setorial da Erva Mate, dar início ao processo de reestruturação do setor. 

Espinhaço do Rio Grande 

Voltei feliz de Lavras do Sul, na última sexta-feira, depois de participar, com o secretário da Infra-estrutura e Logística, Beto Albuquerque, do ato de autorização do início do asfaltamento do primeiro trecho da Estrada que liga este município a Bagé. O motivo de minha felicidade, além de ver atendida uma reivindicação de mais de 40 anos, luta que participei ativamente, é com o fato de que, com a obra, o governo Tarso Genro dá início ao processo de diminuição da desigualdade regional que vinha submetendo aquela região ao isolamento e ao empobrecimento. Vislumbra-se, ainda, a inclusão de uma nova fronteira agrícola, com a possibilidade de cultivo de frutíferas nos solos de Santa Teclada, propícios, especialmente, ao plantio de uvas. 

Unipampa 

Participei, no dia 9, de almoço no Palácio Piratini em que o governador Tarso Genro recebeu a direção da Unipampa. Recordamos o movimento que fizemos nas regiões da Campanha e Fronteira Oeste que resultou na conquista da Unipampa, com o apoio do então ministro da Educação, ouvimos um relato abrangente do desenvolvimento da universidade e tratamos do aprofundamento das relações da instituição com o Governo do Estado.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.