Vitória de quem pensa grande

André Lima, aos 46 minutos do segundo tempo, marcou o gol que decretou a virada gremista

Rogério Ceni observa André Lima se jogar para marcar o segundo gol do Grêmio. Luxemburgo definiu virada como “vitória maiúscula”

Um gol aos 46 minutos do segundo tempo deu ao Grêmio uma vitória de virada por 2 a 1 sobre o São Paulo, neste domingo, no Morumbi. Cícero inaugurou o marcador para os mandantes no primeiro tempo, mas Werley e André Lima mudaram a história do jogo.

Com o resultado, o time gaúcho segue em quarto lugar, agora com 31 pontos. Já o São Paulo, que entraria no G4 com uma vitória por dois gols de diferença, fica em sétimo, com 25. Os dois tricolores voltam a campo na quarta-feira, pela 17ª rodada. Às 19h30, o Grêmio recebe a Portuguesa. Mais tarde, às 21h50, o São Paulo visita o Náutico, nos Aflitos.

Sem o suspenso Rafael Toloi, Ney Franco repetiu o que já fez algumas vezes na Seleção Brasileira e escalou o volante Casemiro como terceiro zagueiro. Na frente, sem Luis Fabiano, ainda contundido, Cícero fez a função de centroavante mais uma vez.

O jogo demorou a engrenar. Se o Grêmio se aproximava da meta defendida por Rogério Ceni em jogadas esporádicas de Elano, o São Paulo contava com a movimentação constante de Cícero para assustar Marcelo Grohe. Aos 27 minutos, o camisa 16 do time da casa caiu pelo lado esquerdo e deu ótimo passe para Jadson, que chutou fraco e facilitou a defesa do arqueiro rival.

Aos 39 minutos, os dois inverteram as posições. Desta vez, foi Jadson quem lançou e Cícero quem concluiu. E foi preciso. Grohe ainda conseguiu tocar na bola, mas não evitou o gol que inaugurou o marcador.

O gol empolgou os donos da casa, que poderiam ter ido para o intervalo com uma vantagem maior. Aos 42 e aos 43 minutos, o goleiro gremista evitou que Maicon balançasse as redes, primeiro de cabeça e depois em um chute de fora da área.

No início do segundo tempo, mais uma chance. Ademilson invadiu a área pela direita e rolou para trás, de onde Douglas chegou batendo firme, exigindo nova intervenção de Marcelo Grohe. Precisando reagir, Luxemburgo mudou o Grêmio aos 19 minutos. E teve estrela ao tirar o volante Fernando para colocar o meia Marquinhos.

Em sua primeira participação no jogo, Marquinhos cobrou escanteio da esquerda e o zagueiro Werley desviou de cabeça na primeira trave para empatar.

O jogo ficou morno por alguns minutos. Aos 33, Luxa fez uma troca simples de centroavantes e acionou André Lima, tirando Marcelo Moreno. No lance seguinte, Kleber encarou João Filipe pela esquerda e bateu cruzado, acertando a trave esquerda de Rogério Ceni.

A vertiginosa queda de rendimento são-paulina fez Ney Franco se mexer. Aos 36 minutos, ele abdicou do esquema com três zagueiros tirando Casemiro, aplaudido, e colocando o atacante Willian José. Cícero até assustou com um chute de longe que Grohe defendeu, mas foi o Grêmio quem balançou a rede por último.

Luxemburgo havia acabado de colocar Léo Gago na vaga do cansado Elano para fechar o meio quando Zé Roberto cruzou da direita, Kleber escorou de cabeça para o meio e André Lima, de carrinho, decretou a virada aos 46 minutos.

Fora de Porto Alegre desde terça-feira, o time de Vanderlei Luxemburgo trouxe na mala 4 pontos importantíssimos e atuações de quem pensa em horizontes ainda mais azuis neste Campeonato Brasileiro.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.