Apesar das carências, esportistas santanenses

Somente esportes tradicionais, que já fizeram santanenses campeões brasileiros, têm boa estrutura, 

Igor Galvão Rodrigues, skatista

Está cada vez mais difícil tentar viver somente do esporte. Porém, isso parece não ser obstáculo para a maioria dos atletas santanenses que buscam um lugar ao sol. Jovens talentos têm despontado a todo momento e, felizmente, conseguem apoio de empresários locais, que apostam e incentivam os esportes. Mas somada à questão financeira, existe também uma segunda barreira: a falta de locais adequados para a prática desportiva. Atualmente, Livramento tem apresentado atletas que se destacam em competições de skate, mas a falta de estrutura e de um local para a prática da atividade na cidade faz com que jovens percorram diariamente as ruas com seus skates, por não terem um local específico para treinar.

Dentre todas as promessas de futuros atletas, um já trilha o caminho das vitórias e começa a ganhar destaque no cenário estadual. Igor Galvão Rodrigues coleciona várias participações em torneios por toda a região, Estado, e até fora dele, obtendo significativas classificações. Até o momento, suas conquistas são: o 2º lugar na categoria Mirim, no 1º Campeonato da Skate de Rua For Fun Skate Shop, em julho de 2011, na praça General Osório; 1º lugar – mesmo estando com uma fratura no braço -, em competição realizada também na praça General Osório, no ano passado; 1º lugar na categoria Iniciantes, em Montevidéu; 5º lugar no circuito Gaúcho, Mirim; 2º lugar em Uruguaiana, na categoria Mirim; 2º lugar em Rivera, na categoria iniciantes; 3º lugar na 3ª etapa Circuito Prole Skate, em Uruguaiana; 5º lugar, categoria Iniciantes, em evento promovido pela Norte Sul Eventos; 2º lugar na 2ª etapa do Circuito de Rua, na praça General Osório; e 4º lugar no Circuito Sig, em Santo Ângelo, categoria Mirim. Igor pratica skate na quadra localizada na praça Oriovaldo Grecellé. Lá, junto de seu grupo de amigos e colegas de skate, trabalha para desenvolver ainda mais o seu potencial, visando, em um futuro breve, participações em atividades regionais, e posteriormente nacionais. Atrás das “rodinhas” deste talento, vários jovens da cidade têm buscado cada vez mais praticar este sadio exercício. Falta, porém, uma contrapartida, seja da iniciativa privada ou mesmo da administração municipal, para a construição de um local adequado para a prática deste esporte, que ganha diariamente

Thomaz Frassá Faixa Preta 12 anos Tri Campeão Brasileiro de Karatê

mais e mais adeptos. 

Destaque Nacional 

Grande destaque esportivo de Sant’Ana do Livramento, o jovem talento do karatê, Thomaz da Cunha Frassá, mais uma vez se prepara para levar o nome da cidade além fronteiras.

O atleta, após conquistar o tricampeonato brasileiro de Karatê JKA, no Rio de Janeiro, foi convocado pelo Instituto de Karatê-Do Shotokan/JKA do Brasil para disputar a 7ª edição do Campeonato Sul-Americano, na modalidade de Kata e Kumite, em Lima, no Peru, de 7 a 9 de setembro. Thomaz está com 12 anos de idade, é faixa preta, e desde muito cedo vem chamando a atenção para o seu talento e determinação, qualidades somadas a outras tantas, que têm rendido muitos títulos a ele. Asssim como Thomas, centenas de jovens procuram nas artes marciais um destaque dentro deste cenário muito competitivo.

lutam para vencer e viver somente do esporte 

enquanto skatistas e cadeirantes lutam por um destaque para seus esportes

Existem muitos atletas que têm que enfrentar uma batalha diária para poder não só praticar seu esporte, mas também se deslocar pela cidade.

Estamos falando dos cadeirantes, que sofrem constantemente com a falta de adequação dos espaços públicos, lojas e principalmente do transporte coletivo, não só na cidade, mas também em linhas intermunicipais.

Karatê – delegação santanense de Karate JKA e Tradicional

Este esforço foi recompensado recentemente, com a convocação de dois atletas santanenses para participar do Parajergs, que acontece em Porto Alegre e Gramado de 24 a 26 de agosto de 2012. As modalidades que apresentarão disputas são as seguintes: Atletismo, Judô, Tênis de Mesa, Voleibol Sentado, Bocha, Basquete em Cadeira de Rodas, Futebol de Cinco, Futebol de Sete, Tênis em Cadeira de Rodas, Goalball, Natação e Esgrima em Cadeira de Rodas. As competições serão no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete) com exceção da esgrima em cadeira de rodas (Gramado) e natação (Associação Cristã de Moços). Livramento está há cinco anos buscando um espaço para o basquete em cadeira de rodas, e depois de muito esforço, os atletas estão colhendo os primeiros frutos. 

Equipe santanense 

A equipe de basquete sobre rodas da Assandef surgiu no ano de 2007 com a ideia inicial de ser apenas mais um meio de inclusão de PCD’s, visando a melhora da qualidade de vida. Sem cadeiras adequadas para o jogo, sem bolas adequadas, a quadra era aberta, o conhecimento sobre as regras e o ensino-aprendizagem do jogo eram praticamente zero, e o trabalho dos professores era voluntário. Mesmo assim, eles seguiram em frente como é de costume das PCD’s, contando é claro com muito apoio de todos os colaboradores e diretoria da Assandef. Com o tempo e o esforço de todos, as condições foram melhorando, e hoje há uma equipe formada, com cadeiras de jogo sob medida para os atletas, bolas de basquete e uma quadra excelente. Foi contratado um professor que hoje é funcionário da Assandef e a entidade ainda conta com outro voluntário, que dentro de suas possibilidades participa nos treinamentos. “Adquirimos conhecimento sobre a modalidade e suas peculiaridades, treinamos regularmente, e no ano de 2011 realizamos o nosso primeiro jogo, que foi um amistoso. Passamos, assim, daquela ideia inicial apenas de inclusão para algo a mais, que são as competições. Hoje, estamos na expectativa de incluir mais PCD’s

Paulo Renato e Gabriel participarão do Parajergs na capital do Estado

e quem sabe aumentar o número de praticantes de basquete sobre rodas em nossa cidade, independente de se tornarem atletas de competição”, destaca José Ivo, presidente em exercício da entidade. 

Esforço reconhecido 

Já os praticantes de artes marciais, por já percorrerem um caminho mais longo desde a implantação de academias na cidade, têm um incentivo um pouco maior, porém nada é fácil, mesmo para a categoria. Para se ter uma ideia, Livramento recentemente foi representada por um pequeno grupo em evento da Federação Sul-Riograndense de Karate-Do Tradicional. Além das disputas das categorias, o campeonato estadual serviu também para os atletas segurarem suas vagas no grupo da Seleção Estadual, pois o mesmo também dá acesso à Seleção Gaúcha. O atleta, uma vez no grupo da Seleção Gaúcha, pode contar com ajuda de custos para competições de nível nacional e internacional. Esse grupo – Sander de Freitas, Ciro Maratá e o professor Miguel – acabou se classificando, com os resultados do evento, para o Campeonato Brasileiro Sul, posteriormente realizado.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.