Prefeito entrega estudo técnico a membros da comissão de concurso público municipal

Meta da administração é que processo seletivo seja realizado ainda este ano, caso tramitações necessárias tenham celeridade

Olnei Osório Alves da Rosa, Irani Cobas, Wainer Machado, Elaine dos Santos e Lenise Schutz

Os santanenses, nos próximos meses, deverão ter confirmada a oportunidade de ingressar no serviço público municipal mediante realização de concurso, o qual vem sendo esperado há vários meses.

A Prefeitura registra, conforme a atual administração, uma necessidade de preenchimento de vagas nos mais diversos setores e secretarias. Ao todo, para o funcionamento da máquina pública, nos mais diversos ofícios e funções, há uma carência de pessoal, a qual remonta de vários anos, em função de aposentadorias, principalmente, e da não substituição dessas vagas por novos agentes públicos. Diante dessa realidade, foi confirmada pelo prefeito Wainer Machado, na manhã de sexta-feira, 3 de agosto, a realização do concurso público municipal para preenchimento de mais de 600 vagas efetivas do quadro de servidores.

O mandatário fez a entrega oficial do estudo técnico realizado pelas Secretarias Geral de Governo, Administração e Fazenda, durante reunião prévia com os servidores concursados que integrarão a comissão de concurso. 

Viabilidade 

O relatório contempla também o estudo de impacto econômico financeiro – que aponta as projeções de quanto será necessário empregar de recursos financeiros devidamente orçados nos cofres do Erário público, a partir da efetivação do provimento das vagas necessárias, com as contratações originadas no concurso. Esses dados projecionais foram calculados pela pasta da Fazenda, devendo constar, uma vez concretizado o evento, nos orçamentos vindouros.

O chefe do Executivo recordou que fez o anúncio de que estava sendo amadurecida a ideia de fazer um certame do gênero em fevereiro. Wainer Machado lembra que ao anunciar que faria concurso público durante sua administração, destacou a necessidade de que os santanenses tivessem paciência, pois não se trata de um trâmite simples, dadas as exigências para a concretização do concurso. Explicou aos integrantes da Comissão de Concurso Público Municipal, Elaine Bento dos Santos, Lenise Vera Schutz, Olnei Osório Alves da Rosa, todos servidores de carreira e ao secretário titular da Fazenda, que caberá a eles apresentar um projeto básico de concurso.

De acordo com o mandatário municipal, os membros da Comissão realizarão a análise do estudo, bem como terão total liberdade para inserir correções, alterações e aperfeiçoamentos ou modificações que julguem necessárias.

“A partir de agora, a Comissão de Concurso terá prazo de até 30 dias para apresentar o projeto básico ao Departamento de Licitações, que comandará, a partir de então, o processo de escolha da empresa ou fundação, que organizará toda a realização do certame, desde as inscrições até a aplicação e correção das provas, bem como a divulgação do resultado final” – destaca o prefeito municipal.

Conforme o professor Wainer Machado, a realização de concurso público para a Prefeitura de Sant’Ana do Livramento trata-se de uma necessidade do órgão em si, para que a própria comunidade santanense receba serviços e atendimentos com menor tempo hábil possível. O mandatário também fez referência ao fato de ampliar a qualidade do serviço público, já que o concurso exige qualificação dos candidatos correspondentes ao cargo que estarão disputando. A partir da conclusão dos processos, serão definidos os prazos, bem como divulgadas as informações sobre inscrições para os interessados.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.