PAISM se destaca na prevenção, detecção e apoio às mulheres santanenses

Visitação, acompanhamento e exames de alto nível para todas as mulheres

Exames levam em média 4 dias para serem realizados via Paism, e o resultado é entregue entre 15 e 30 dias

O Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher – Paism – é um dos grandes referenciais quando se trata de atenção às mulheres na cidade. A grande quantidade de atendimentos, encaminhamentos e agilidade em todo o processo passam a confiança necessária às mulheres atendidas pela entidade.

Sua coordenadora, Cely de Almeida, destaca a evolução das atividades ao longo destes sete anos de combate ao câncer de mama na cidade. “Nesta quarta-feira, realizaremos uma das atividades mais compensatórias de nosso trabalho, o Dia Municipal de Enfrentamento ao Câncer de Mama. O evento está em sua oitava edição, e toca em um assunto que mexe com a autoestima da mulher, como em casos em que as mulheres têm que ter seu seio amputado. Eu sou muito sensível ao assunto e estou sempre trabalhando e conversando com as pessoas que trabalham aqui sobre a questão”, relata.

A atividade da quarta-feira acontece a partir das 10h da manhã, na praça General Osório, e tem uma ampla programação que será dividida entre a praça e o Centro de Referência da Mulher. O evento é aberto à comunidade em geral e toda a programação do mesmo será divulgada na edição desta quarta-feira, 18 de julho. O convite está sendo feito pelo prefeito municipal Wainer Machado, um dos maiores incentivadores do programa de prenvenção, que foi adotado durante a sua primeira gestão. No caso de mau tempo na quarta-feira, todas as atividades serão direcionadas para o Centro de Referência da Mulher, na rua dos Andradas, 1157.

PAISM 

Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher

Localizado no Centro de Referência da Mulher

Atende diariamente entre as 8h e as 18h

Coordenado por Cely de Almeida

Tel: 3968-1023 e 3968-1032 

O QUE É O PAISM?
É um programa que tem como objetivo levar informações sobre a saúde da mulher para a população feminina de Sant’Ana do Livramento. 

COMO FOI CRIADO NA CIDADE? 
O Programa de Atenção Integral à saúde da Mulher foi instituído em Livramento no ano de 2005, através de uma iniciativa do Gabinete da Primeira-Dama e Secretaria de Saúde, com o apoio das secretarias de Educação e Assistência Social. 

COMO FUNCIONA O PAISM? 
É integrado pelas agentes da saúde da Mulher, que têm a tarefa de visitar todas as casas de Livramento para levar informações às mulheres sobre 7 temas da sua saúde e realizar um levantamento da realidade social de cada uma. 

QUAL O OBJETIVO DO PAISM?
Além de levar informações às mulheres sobre a sua saúde, é promover uma agilização na prestação de serviço à mulher na rede de saúde municipal, buscando levar em conta as suas especificidades e as diferentes fases de sua vida. 

POR QUE UM PROGRAMA DE ATENÇÃO À SAÚDE DAS MULHERES? 
Porque as mulheres são as principais usuárias do Sistema Único de Saúde – SUS, vivem mais que os homens, mas adoecem com mais frequência. 

TEMAS ABORDADOS PELO PAISM 
Câncer de Mama e Colo de Útero, Planejamento Familiar, Pré-natal, Amamentação, Climatério, DST’s e Violência Doméstica e Sexual. 

RELATÓRIO 

14.000 Mulheres visitadas e informadas pelo PAISM de 2005 à 2012;

24.269 mulheres atendidas pelas agentes nos postos de saúde do Município.

1010 mamografias encaminhadas desde outubro de 2011.

2.024 mulheres receberam palestras referente à saúde da mulher nas comunidades.

1.050 mulheres participaram de diversos cursos nas comunidades.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.