Polícia conclui inquérito e aponta cinco suspeitos da morte de Leonardo

Jovem de 19 anos foi morto com uma facada no peito, em maio deste ano e causa da morte foi por motivo fútil

A 1ª DP concluiu esta semana o Inquérito Policial que apura o assassinato do jovem Leonardo Menezes Osório, de 19 anos de idade, morto com uma facada durante a madrugada de 20 de maio deste ano.

Segundo informações do delegado titular da 1ª DP, Roger Bittencourt Tavares, que coordenou a Equipe de Investigações neste caso, os fatos começaram a se encaixar após terem sido analisadas imagens de sistemas de vigilância, no local do crime e em outros pontos da cidade, onde aparecem os cinco envolvidos.

A Polícia Civil seguiu inicialmente a linha investigativa da possibilidade da morte ter sido um crime de latrocínio (matar para roubar), uma vez que não foi encontrado nenhum bem material ou documentos em poder da vítima, mas a hipótese foi descartada ao longo dos trabalhos.

Conforme o inquérito foi avançando, a Equipe de Investigação foi fechando o cerco a um grupo formado de quatro adolescentes e um maior de idade, que costumavam se reunir nas imediações do Instituto de Educação Professor Liberato Salzano Vieira da Cunha. Mas a Polícia ainda não tinha uma peça importante no crime, que era justamente a motivação.

Informações extraoficiais chegaram a ventilar que Leonar teria sido morto por engano e que o assassino pretendia matar o irmão dele, o que também foi descartado pela Polícia.

Principal suspeito

Após analise das imagens dos vídeos e realização de várias oitivas com os principais suspeitos, a Polícia Civil conseguiu chegar ao autor do crime, um adolescente infrator, de 17 anos de idade. “Um crime sem motivo aparente, ou seja, tudo leva a crer que este grupo de amigos se reuniam próximo a esta escola e em outros pontos da cidade, para promover brigas e atormentar pessoas alheias. Nesta madrugada, os fatos foram diferentes e acabou ocorrendo o assassinato”, destacou o delegado.

Pelo que foi apontado no Inquérito Policial, o acusado, outros três adolescentes – com idades de 15, 16 e 17 anos, e um quinto indivíduo, de 19 anos – assim como de costume se reuniram naquela noite para tomar bebidas e consumir drogas. Antes do horário do assassinato (por volta das 4h30), o grupo havia realizado apedrejamentos e promovido uma agressão a pedestre.

Os cúmplices e o principal acusado, então, reuniram-se atrás da Escola, na rua General Câmara e lá ficaram instigando um ao outro para cometer as agressões em quem passasse pelo local.

Em determinado momento da madrugada, o grupo avistou mais uma vítima, a qual saiu em disparada, na direção da avenida Daltro Filho, onde o principal acusado do esfaqueamento e demais cúmplices teriam perseguido o desconhecido. No sentido contrário, o grupo encontrou Leonardo Osório, que seguia a pé em direção a sua casa.

Surpresa

O delegado Róger Tavares destacou que a vítima foi pega de surpresa e levou uma facada no peito, na altura do coração.

Desesperado com o ataque, Leonardo saiu correndo em direção à avenida João Goulart, e seus pedidos de socorro foram ouvidos pelo porteiro de um dos prédios localizado naquela área, que acionou imediatamente a Brigada Militar. O Corpo de Bombeiros também foi mobilizado e socorreu o jovem para o Pronto-Socorro, mas a vítima não resistiu e morreu em seguida.

O corpo do jovem somente foi identificado no fim da manhã de 20 de maio, quando os pais estiveram na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento – DPPA e acompanharam a Polícia até o necrotério. “Este inquérito estará sendo remetido à Justiça nas próximas horas”, frisou o delegado, na tarde de quinta-feira (12).

Com relação aos adolescentes infratores, a Polícia estará encaminhando à Justiça, um Procedimento Especial de Apuração de Ato Infracional.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.