Proprietários registram ocorrências na DPPA para denunciar furto de gado

Quando os animais não são levados, abigeatários realizam carneada no próprio campo da vítima

A Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) recebeu, na última terça-feira (10), mais três registros policiais com denúncias do furto de gado no interior do município.

Segundo estes comunicados, pelo menos mais oitos animais bovinos foram levados por abigeatários em diferentes localidades da região da campanha, de Livramento.

Uma peculiaridade nestes últimos furtos é que as quadrilhas especializadas no abigeato preferiram levar apenas vacas.

Carajá

Segundo o relato realizado pelo Capataz da Estância do Carajá, durante a madrugada do último dia 7, junto à BR-158, foi levada da propriedade de onde trabalha uma vaca da raça Charoles com Angus. Os abigeatários soltaram os arames da cerca para cruzar ou carregar o animal e depois recolocaram no lugar, para não levantar suspeitas. Não havia suspeitas da autoria do delito.

Florentina

Outro registro feito, desta vez pela própria vítima, dá conta de que da Fazenda Florentina foram furtados seis animais bovinos. O capataz do comunicante teria informado o crime, na manhã do dia 9, quando foi dada a falta de seis vacas com sinal da propriedade. Para o cometimento do crime, os ladrões quebraram dois postes e deitaram a cerca lindeira.

A vítima, de 49 anos de idade, informou ainda que no dia 7 do mesmo mês, já havia sido furtada mais uma vaca de mesmo sinal, que estava no campo da matriz, na Fazenda Santa Luiza. Os ladrões também cortaram moirões e deitaram a cerca, sendo que a vaca teria saído para o lado do Rincão dos Ribeiros.

Rincão da Bolsa

O terceiro comunicado, realizado na terça-feira, diz respeito ao furto ocorrido no dia 25 de junho, no Rincão da Bolsa, 1º Distrito. Segundo o comunicante, da Cabanha Pedra Mansa, foi também levada uma vaca, preta colorada.

A vítima, de 47 anos, disse que antes de registrar o crime procurou o animal por vários dias no seu campo.

Recentemente, a Brigada Militar divulgou informações sobre o perigo do consumo de carnes de abate clandestinos, que possivelmente sejam de origem de furto/abigeato.

As autoridades policiais também incentivam os produtores lesados pelos criminosos, para que realizem o registro policial, como forma da Secretaria de Segurança Pública saber da realidade do crime na zona rural de Livramento.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.