Mês de janeiro fechou com média de uma ocorrência de abigeato por dia

O primeiro mês do ano de 2013 foi de um total de 12 equinos, 13 bovinos e de 65 ovinos mortos

 

O município de Sant’Ana do Livramento contabilizou, em janeiro deste ano, uma preocupante estatística com relação ao furto/abigeato ocorrido, principalmente, na zona rural, que possui um território considerável de faixa de fronteira com a vizinha cidade de Rivera, no Uruguai.

Segundo as informações colhidas junto ao setor de Combate ao Abigeato, da 1ª Delegacia de Polícia Civil, localizado na rua Silveira Martins, o prejuízo aos pecuaristas, somente neste primeiro mês do ano de 2013, foi de um total de 13 bovinos e de 65 ovinos.

Conforme o inspetor Dawson Rodrigues Gonçalves, responsável pelo setor, a Polícia Civil encaminhou à Justiça 30 ocorrências, com uma média de uma por dia, somente no mês de janeiro. 

Zona Urbana 

Para completar o quadro de furtos, também foram registrados furtos de 12 equinos na região urbana da cidade. “Foram contabilizadas 13 ocorrências com o furto de animais bovinos e 05 de animais ovinos, em localidades como Coxilha Negra, Mangueira Colorada, São Leandro, Cerros Verdes, Ibirapuitã e Upamaroti”, destacou o inspetor.

O policial civil também destacou que os abigeatários estão agindo de várias formas e, em relação aos ovinos, os furtos são de lotes, tendo no mês ocorrências contendo 09, 12, 18 e até 35 animais levados de uma vez só. Esses dados apontam para o preocupante mercado ilegal de transportes de ovinos e da comercialização do produto na cidade ou fora dela.

Falta de pessoal 

Diante destes números, apresentados no mês de janeiro, o inspetor lembrou que, atualmente, no setor, existe apenas um policial e que desta forma fica praticamente impossível realizar diligências ou investigar os casos nas localidades, pela falta de equipe. 

Brigada Militar 

Na frente de combate ao abigeato, com o objetivo de atuar preventivamente, o 2º Regimento de Polícia Montada-RPMon, da Brigada Militar, atua com a Patrulha de Combate ao Abigeato e, recentemente, juntamente com o Pelotão de Operações Especiais-POE, Agência de Inteligência do Regimento e Guarnição com Aeronave do Batalhão de Aviação da Brigada Militar, atuou junto à linha de fronteira.

Sob o comando do tenente-coronel Antônio Osmar da Silva, foram executadas abordagens de veículos e também de pessoas, realizando identificações, checagem de denúncias, atualizações de proprietários de rebanhos e reforço nas orientações para medidas de segurança nas propriedades existentes na zona rural de Livramento, pontos de maior atuação dos abigeatários.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.