Candidaturas à vereança: reunião e sorteio acontecerão na segunda, 9


Em função dos trâmites no judiciário eleitoral (ontem estava previsto o encerramento do prazo para que os candidatos fizessem os requerimentos das candidaturas e, findo esse período, abre-se o espaço de tempo destinado à apresentação de eventuais impugnações), também foi acordado durante a reunião de ontem que as definições sobre os espaços de divulgação das candidaturas à vereança dos partidos políticos nas edições do jornal A Plateia e as participações dos mesmos na programação da rádio RCC FM deverão ser sorteadas na segunda-feira, dia 9 de julho, durante reunião específica com essa finalidade, a partir das 14h, na sede da emissora.

Motivos

Essa deliberação deu-se em função de três motivos principais: alguns partidos, em que pese a solicitação pública veiculada em A Plateia, nesta semana, não apresentaram sua listagem de candidatos a vereador; ainda não ocorreram, de fato e de direito, as homologações das candidaturas e, importante, em função da RCC FM e A Plateia primarem pela transparência, equidade e justeza no processo.

O diretor das empresas, Kamal Badra, disse que aquelas agremiações políticas que não apresentem sua relação na segunda-feira não terão outra oportunidade, pois o sorteio será desenvolvido nessa ocasião.

À reunião de ontem compareceram o presidente do PSDB, Sergio Munhoz (representando a coligação PSB, PSDB e PDT); o presidente do PT, Fabrício Perez (representando a coligação PT/PSD); o presidente do PPS, Luiz Carlos Zamberlan Aguirre; o presidente do PV, Claudio Milan (representando a coligação PMDB, PPS, PRTB, PRB, PT do B); o presidente do DEM, Cesar Maciel e o representante do PP, João Antônio Costa. A representação do PSOL/PCB não compareceu, porém, justificou a ausência e firmou comprometimento de encaminhar a listagem posteriormente. A representação do PSC, da mesma forma, ofereceu justificativa e fará o encaminhamento da relação de candidaturas também depois. As representações do PTB, do PR e do PHS não compareceram ao encontro.

É interessante destacar que, ao saírem da reunião, cada um dos representantes partidários já levou o ofício solicitando a confirmação de presença – ou de não participação – nos debates. Em função da necessidade de publicitação das chamadas radiofônicas, é interessante que as confirmações (ou a manifestação de não comparecimento) sejam realizadas ainda nesta primeira quinzena de julho, para que os ouvintes da RCC FM e leitores de A Plateia verifiquem quais aqueles candidatos que estarão presentes.

O jornal A Plateia e a rádio RCC FM realizaram a divulgação sobre a reunião ao longo da semana, tornando pública, dispensando o envio de comunicações ou convites de forma individualizada, a pauta a ser debatida.

Debates

Ontem à tarde já foi encaminhada, pela diretoria dos dois veículos, à Justiça Eleitoral em Sant’Ana do Livramento, a correspondência e o pedido de registro/autorização judicial para a realização dos três debates entre as candidaturas.

Também é importante acrescentar que, novamente, estão convidados a comparecer os presidentes de partidos e/ou seus representantes, para que estejam presentes na reunião da próxima segunda-feira, 9 de julho, quando será realizado o sorteio da ordem de candidatos a vereador a ser apresentada nas veiculações do jornal e também a ocupar os espaços na rádio RCC FM.

Em relação ao segundo debate entre os candidatos à Prefeitura, já está acordado entre as representações partidárias e a diretoria da rádio, que será realizado com a assistência de público, com a distribuição prévia de número igual de senhas para cada uma das seis representações que apresentaram candidaturas a prefeito. Os números serão disponibilizados de acordo com a capacidade de lotação e estrutura física das instalações onde será realizado, existindo a forte possibilidade de que o auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) seja, mediante confirmação da manifestação de disponibilidade já realizada, o escolhido. Para o desenvolvimento, nestes moldes, está sendo aguardada apenas a manifestação do juízo eleitoral em torno da questão.

Homologações

Várias foram as informações ontem, em Livramento, sobre a dificuldade de navegação no sistema CandEx para efetivar o requerimento de candidaturas. A expectativa do Judiciário, segundo a juíza eleitoral Carmen Lucia Santos da Fontoura é publicar as candidaturas no sábado, 7 de julho, passando a contar o prazo para impugnações.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.