- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

Comando-Geral da BM divulga ações do primeiro semestre no Estado

Posted By redacao On 26 de junho de 2012 @ 8:58 In Polícia | No Comments

Coronel Sérgio esteve em Livramento e também falou sobre vários temas referentes à Brigada

[1]

Comandante-geral da Brigada Militar, coronel Sérgio Roberto de Abreu

O Comando-Geral da Brigada Militar divulgou, recentemente, o resultado das ações realizadas no Estado, no período de 1º de janeiro a 31 de maio, em um comparativo realizado entre 2011 e 2012.

Entre as ações, estão as prisões, que em 2011 foram 58.009, e em 2012, 64.427 mil, com um aumento de mais de 6 mil este ano.

Segundo os resultados divulgados pela Brigada Militar, também foram realizados comparativos nas ações dos Bombeiros, nos quais foi constatado que em 2011 foram realizadas 9.785 atividades de prevenção de Bombeiros e em 2012, 14.657 ações, novamente um aumento em relação ao ano anterior.

Outro destaque é com relação aos veículos roubados ou furtados que foram recuperados, sendo 2.431 em 2011, e 4.213, em 2012, com aumento de mais de dois mil veículos recuperados este ano (tabela na pág. 21).

Comando-geral

Segundo o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Sérgio Roberto de Abreu, os resultados positivos fazem parte de um planejamento policial traçado ao longo do ano.

Durante sua visita a Livramento, na semana passada, o coronel também falou sobre a operação realizada na região metropolitana e sobre conflitos já resolvidos, além de destacar a nova formação de policiais e dos investimentos previstos para a Fazenda Lolita:

Entrevista

A Plateia: O remanejamento do efetivo para a região metropolitana comprometeu de alguma forma o serviço de policiamento do interior do Estado?
Coronel Sérgio: De forma alguma, porque a Brigada Militar tem a responsabilidade de garantir a ordem pública em todo o Estado do Rio Grande do Sul, então ela monta estratégias especiais para determinadas situações. Em alguns locais, quando há incidência de determinados delitos de elevado índice de violência – homicídios – é preciso que a Brigada use medidas imediatas, e foi que fizemos agora, com o remanejamento de efetivo para algumas áreas de grande tensão na região metropolitana. Isso exigiu da Brigada uma reorganização, mas para isso se fez um estudo de todas as regiões, sem prejuízo para os locais de onde foram remanejados estes efetivos. Até porque, em todas as regiões do Estado, quando há necessidade de reforço, a Brigada leva efetivo de outros lugares, como por exemplo, festas municipais, eventos locais. Às vezes, a comunidade não nota, mas a Brigada Militar remaneja muito o efetivo de uma região para outra para cobrir eventos e para atender as necessidades imediatas da comunidade. É um apoio que se faz, em uma gestão que cobre todo o Estado, e neste momento precisamos aplicar esta medida em regiões com conflitos mais latentes.

A Plateia: O remanejamento deu resultado, e estes conflitos estão sendo resolvidos?
Coronel Sérgio: O reforço policial teve um resultado significativo neste primeiro mês (maio) de atuação, e conseguimos garantir para aquelas comunidades uma maior tranquilidade, dissolvendo aqueles grupos violentos, prendendo alguns criminosos de ponta que agiam naquela região, fazendo apreensões significativas de armamento e fechando pontos de venda de drogas. Ou seja, atuando efetivamente lá onde está o problema sério, que aflige aquela comunidade e que traz índices de criminalidade elevados para o nosso Estado.

A Plateia: Podemos também ter nas regiões de fronteira, como Livramento ou Uruguaiana, este tipo de operação realizada na região metropolitana?
Coronel Sérgio: E temos, dentro da operação Fronteira. Nela mobilizamos o efetivo da região, em localidades onde se concentram os índices elevados de abigeato. Recentemente, tivemos uma operação significativa em Dom Pedrito, Bagé e em outras regiões. Então, nós mobilizamos recursos e fazemos ações para isso. Um destes exemplos é a operação de verão, como a Golfinho, que mobiliza recursos de todo o Estado para atender aquela demanda do Litoral. As pessoas pensam que é somente no Litoral, mas não é. Também realizamos esta operação no interior do Estado, em águas internas, nos rios e lagos. E aqui em Livramento, no Lago do Batuva, que também recebe a operação da Golfinho, uma extensão daquela que se faz no Litoral. (continua na pág. 21)

Coronel Sérgio fala sobre efetivo e sobre projeto para Fazenda Lolita

“600 policiais para área de Bombeiros, e certamente novos virão para Livramento”

A Plateia: A questão do aumento no efetivo policial continua sendo um anseio da comunidade. Há alguma previsão do aumento no efetivo policial, até mesmo para superar o número previsto de policiais aqui para Livramento?
Coronel Sérgio: A questão do efetivo certamente é muito discutida, mas é necessário repensá-la um pouco mais, porque quando ocorre um crime, as pessoas já dizem que precisamos de mais policiamento. O efetivo existente hoje já é suficiente para atender as necessidades imediatas da comunidade. Certamente, a Brigada iniciou um plano de recuperação do policiamento e estamos, agora, concluindo um concurso público em agosto ou em setembro, para ingresso de dois mil brigadianos e brigadianas, sendo 600 policiais para área de Bombeiros, que é uma área que tínhamos uma deficiência muito grande e certamente novos bombeiros virão para Livramento. Para o policiamento, 1.400 vagas e mais 100 vagas para oficiais no cargo de capitão. É um plano de recuperação, que começa agora com este concurso público, e para o qual devemos dar uma continuidade e uma regularidade de ingresso, para atender as demandas e defasagem de efetivo. Mas, hoje, a Brigada Militar procura atender melhor a comunidade, utilizando bem estes recursos, fazendo operações, articulando as ações. E como tem uma atuação em todo o Estado, ela rearticula as ações. Ela não é isolada, e movimentaremos recursos para determinada cidade, sempre quando houver necessidade.

A Plateia: Como andam os projetos para a Fazenda Lolita, pois o Comando-Geral havia anunciado recentemente a possibilidade de grandes investimentos para o centro de treinamento de Livramento?
Coronel Sérgio: Começamos, no ano passado, uma série de cursos, até mesmo internacionais, unindo policiais do Uruguai e Argentina, e começamos um trabalho de integração total em 2011. É um grande projeto, no qual realizamos operações conjuntas e simultâneas. Este ano, já realizamos duas operações – em Missiones foram apreendidas quatro toneladas de maconha, droga que estaria certamente ingressando no Brasil, por exemplo. Então, essa integração que temos aqui na Fronteira propiciou esta avanço. E também a realização de cursos na Fazenda Lolita, que é um grande centro de treinamento, não somente para os crimes do campo, mas também para a preparação dos policiais para o policiamento de Fronteira. Estamos concluindo um projeto e encaminhando para o Ministério da Justiça, para captação de recursos para um grande investimento, com objetivo de transformar esta fazenda em um ponto de referência.

 

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=40380

URLs in this post:

[1] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2012/06/p20_20120625_coronel-sergio.jpg

[2] Projeto de sustentabilidade da AES Sul realiza ações em Livramento: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=42383

[3] TV Escola vem a Livramento para gravação de programa: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=78800

[4] Nomeado o primeiro adjunto: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=65619

[5] 10ª edição do Projeto Ações Integradas ocorre hoje: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=60683

[6] VIII Edição do Projeto Ações Integradas ocorre hoje, na Escola General Neto: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=59084

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.