Campanha de vacinação contra a Poliomielite é prorrogada

Vacinação será mantida devido à baixa procura nos locais de vacinação, no dia oficial da campanha

Mais uma vez, a população deixou a desejar em uma campanha de vacinação, não só na cidade mas em todo o País. Uma mentalidade diferente das pessoas, no sentido de participar mais ativamente das campanhas de vacinação propostas pelo Ministério da Saúde, reduziria significativamente o número de pessoas que padecem nos postos de saúde e prontos-socorros, em busca de atendimento, por situações que muitas vezes sequer são de emergência. A intenção do governo é tratar a causa, através da prevenção, porém as pessoas não participam das campanhas, o que resulta em mais pessoas doentes.

Dois fatores recentes comprovam o fato: a baixa adesão às campanhas de vacinação contra a gripe H1N1 e à campanha de combate à Paralisia Infantil – Poliomielite. Para esta segunda campanha, foi prorrogado o prazo de vacinação para o dia 6 de julho, para que se tente atingir um número maior de crianças imunizadas.

Se enquadram, nesta campanha, crianças na faixa de zero a cinco anos, mesmo que estejam com o cartão de vacinas em dia.

Sobre a Pólio

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença altamente infecciosa. Pacientes são mais infecciosos de 10 dias antes a 10 dias depois do aparecimento dos sintomas. Porém, eles podem espalhar a poliomielite pelo tempo que o vírus estiver no intestino e saliva. A complicação mais séria da poliomielite é a paralisia, que geralmente afeta as pernas, porém acontecem casos de paralisia dos músculos usados na respiração e deglutição, podendo ocasionar a morte.

Sintomas

Na maioria dos casos, pessoas infectadas com o poliovírus não se sentem doentes. Algumas vezes, o vírus pode causar sintomas parecidos com os da gripe por alguns dias ou uma combinação de febre, mal-estar, sonolência, dor de cabeça, dor muscular, corpo dolorido, náusea, vômito, diarreia ou constipação, e dor de garganta. A poliomielite não se espalha facilmente em comunidades com altas taxas de vacinação. Quando o poliovírus se espalha, isso geralmente acontece dentro do lar.

Postos de vacinação

No quadro ao lado, podem ser conferidos os locais e horários para que as crianças que não receberam a dose da vacina sejam imunizadas.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.