Inverno inicia com temperatura amena

Estação mais fria do ano promete não ser tão rigorosa, de acordo com meteorologistas

Donas de casa aproveitaram o raiar do sol para lavar roupas

A estação mais fria do ano começou oficialmente ontem, às 20h09. Neste ano, diferentemente do ano passado, o clima deve ser normal em relação aos fenômenos El Niño e La Niña. Em 2011, a população sofreu sob o domínio do fenômeno La Niña, e isso favoreceu a passagem de muitas ondas de frio pelo País. Ontem, o sol, que há dias não aparecia, “deu o ar da graça” para felicidade das donas de casa, que puderam lavar a roupa suja acumulada.

De forma geral, elas podem continuar felizes, pois haverá menos chuva que a média no Brasil Central para o próximo trimestre. O Sul deve ter bastante chuva nos próximos meses, especialmente em agosto e setembro. Os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, que geralmente registram as temperaturas mais baixas do País nesta época do ano, devem ter bastante frio, até mais forte que o normal.

O começo do inverno poderá assustar um pouco. Isso porque haverá uma forte frente fria, provocando bastante chuva e frio. Todo mundo deve associar que o inverno chegou bem forte e muitos dirão: “Se o começo está sendo assim, imagina depois”, mas não será bem assim. Confira os detalhes da previsão feita pela estação meteorológica Climatempo para o inverno 2012.

JULHO

• A chuva diminui com relação a junho.

• O mês começa frio, mas logo esquenta. Uma massa de ar frio causa declínio acentuado de temperatura na maior parte do País, com geada e neve nas regiões serranas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

AGOSTO

Em agosto, a maioria das frentes frias atuará no Sul do Brasil. As frentes frias e seus ciclones extratropicais associados devem provocar bastante chuva em todo Rio Grande do Sul.

SETEMBRO

Sistema de alta pressão predomina na primeira quinzena do mês e dificulta a formação de nuvens de chuva. As massas polares já não são mais intensas o suficiente para provocar resfriamento significativo.

o

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.