Livramento recebe mais uma etapa do Pair Mercosul

Atividade aconteceu em dois dias e foi realizada na Sala Cultural Professor Chiquinho

Presentes foram divididos em grupos de trabalho, conforme as oficinas disponibilizadas

Depois de dois dias de intensa atividade na Sala Cultural Professor Chiquinho, foi encerrado o Segundo Módulo do projeto Capacitação da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente. A atividade faz parte do projeto Pair Mercosul, que trata de uma estratégia regional de enfrentamento ao tráfico de crianças e adolescentes para fins de exploração sexual no Mercosul.

Segundo Simone Paludo, Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Coordenadora local do Pair, este plano tem como proposta ser operacional e de ações concretas para o enfrentamento efetivo contra a violência sexual contra a criança e adolescente. Segundo ela, efetivamente, o programa deve começar a apresentar atividades dentro de um ano. “Estamos aqui revisando e avaliando para ver se o plano pode ser executado a partir de agora ou precisa de um ou dois meses mais para ser implantando. Pretendemos, no máximo em um ano, aplicar todas as ações previstas”. Todas as atividades que estão sendo executadas no município deverão ser revistas para que possam ser executadas da melhor forma, ou mesmo ampliadas. A profissional destacou que muitos casos deixam de ser registrados e acabam dificultando o acompanhamento e precisão dos números. “Sabemos que os números apresentados por entrevista feitas junto à comunidade são muito superiores aos registrados nos órgãos competentes”.

Sérgio Levy recebeu a comissão organizadora do evento

O Pair – Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil – é um programa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que tem como base de intervenção o município e está pautado nos eixos do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infantojuvenil: Análise da situação, Mobilização e Articulação, Defesa e Responsabilização, Atendimento, Prevenção e Protagonismo Juvenil. A metodologia do Pair foi incorporada pelo Mercosul através do Projeto “Rede Regional de Luta contra o Tráfico de Crianças e Adolescentes para fins de Exploração Sexual na Região do Mercosul”.

Objetivos do Pair

Implantação de uma estratégia regional de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes e tráfico para esses fins nas 15 cidades-gêmeas das fronteiras entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, construída a partir de experiências validadas e sistematizadas de mobilização.

A metodologia do Pair

Prevê algumas etapas para o desenvolvimento de seus objetivos e metas estratégicas. Em Sant’Ana do Livramento, está em implementação desde 2009, e já foram cumpridas as etapas de articulação política e adesão ao Programa; realização de um Diagnóstico Participativo que desvele o fenômeno da violência sexual; e a realização de Seminário Municipal para debater o problema e construir um Plano Operativo de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a definição da Comissão Local. A próxima etapa é a capacitação da rede e a construção do Plano Binacional.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.