Abate humanitário é tema de qualificação para profissionais que atuam em Livramento

SMAPA realiza treinamento interno com a Vigilância Sanitária sobre abate humanitário e técnicas aplicadas nas linhas de inspeção em frigoríficos

Profissionais participaram da qualificação e trocaram informações que serão utilizadas no cumprimento das suas funções

Nas dependências da SMAPA, na última quinta-feira (14), foi apresentado pelos técnicos sanitários aos auxiliares de inspeção, em conjunto com os técnicos da vigilância sanitária, o treinamento que os veterinários do SIM realizaram no frigorífico Marfrig, no município de Alegrete-RS, e em Porto Alegre, no Ministério da Agricultura. Esse treinamento se referia a estudos comprobatórios para uma melhor qualidade na inspeção dos frigoríficos e estabelecimentos manipuladores de carnes, no que se refere à utilização do abate humanitário e técnicas de inspeção nas linhas de matança nos frigoríficos que estão sob a tutela inspecionadora de órgãos municipais, estaduais e federais.

O abate humanitário é a técnica utilizada para que o animal abatido nos frigoríficos seja tratado com respeito, objetivando a diminuição do estresse, com acesso à água e espaço adequado, possibitando que o produto final possa apresentar uma melhor qualidade.

A utilização deste processo foi adotada por pressão de fatores externos aos frigoríficos, como os consumidores e órgãos de proteção aos animais.

Os profissionais do SIM, Serviço de Inspeção Municipal, são unanimes ao afirmar que é necessária a conscientização de toda a cadeia produtiva na busca da qualidade higiênico-sanitária do produto final.

Cleizer Maciel

cleizermaciel@jornalaplateia.com

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.