IfSul já conta com 3 mil alunos na modalidade EaD em todo o Estado

Segundo diretor-geral do campus de Pelotas, a tecnologia é a grande aliada para quem não tem tempo de fazer um curso presencial

Desde 1996, quando foi incorporada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a Educação a Distância (EaD) no Brasil tem tomado proporções muito além das expectativas.

Dados do Ministério da Educação (MEC) revelam que um a cada cinco novos alunos que pretendem fazer um curso de graduação prefere a modalidade a distância.

Há 89 anos em Pelotas, o Campus Visconde da Graça é pioneiro na educação a distância, com o segundo maior programa de EaD pública do Brasil: são 4 cursos em Sant’Ana do Livramento e mais 16 municípios. “São mais de mil alunos formados e 3 três mil alunos cursando atualmente a modalidade EAD”, afirma o Prof. Dr. Ricardo Lemos Sainz, Diretor-geral do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – Campus Pelotas, em visita a Sant’Ana do Livramento. Em entrevista à rádio RCC FM, Ricardo Sainz trouxe informações sobre o ensino a distância, já que ele é uma das referências dentro da modalidade.

De acordo com Ricardo Sainz, engana- -se quem pensa que a EaD é uma forma barata e fácil de conseguir um diploma. “A modalidade é muito difícil, tanto para o professor, quanto para o aluno. O professor precisa reaprender a dar aulas, substituindo a pedagogia – em que mostra o caminho ao aluno – pela andragogia – em que o próprio aluno faz seu caminho, desenvolvendo uma maneira particular de aprender”, explica.

Ainda segundo Ricardo Sainz, a EaD foi desenvolvida não para o aluno normal, que tem tempo de cursar uma faculdade, mas sim para o trabalhador, para a mãe de família, que não têm horário disponível para estudar. Além disso, trazem desenvolvimento, uma vez que os cursos oferecidos capacitam para profissões de alta demanda na cidade. Durante a entrevista no programa Canal Livre, Ricardo Sainz deu a sua opinião sobre assuntos relacionados à EaD. Um trecho da entrevista o leitor confere a seguir.

Prof. Dr. Ricardo Sainz, diretor-geral do campus Pelotas - Visconde da Graça

RCC FM: Um dos assuntos que é essência quando se fala em educação a distância é a conexão à internet. Na sua avaliação, é possível melhorar as conexões para que o fluxo nos trabalhos na rede mundial de computadores seja mais ágil, especialmente na rede de educação e ensino?
Ricardo Sainz: O Brasil tem avançado muito em termos de internet. Mas a EaD não é só isso, é uma pedagogia totalmente nova, envolvendo computador, rádio, apostila impressa, aulas práticas em outras cidades, professor que se desloca, videoconferência, aulas gravadas em DVD, transmissão via satélite… Acredito que dentro de um ou dois anos estaremos usando Twitter, celular para educar a distância. É aplicar a tecnologia para trazer o conhecimento e o saber.

RCC FM: Cada vez mais, e a educação também alinha essa necessidade, é preciso retomar o entendimento de que a autoestima elevada é básica para o desenvolvimento. Que impressão você pode trazer em relação a esse aspecto peculiar?
Ricardo Sainz: Levantamos a autoestima quando nosso time ganha, quando toca uma música, quando o gaúcho canta o hino do Rio Grande. Sant’Ana do Livramento é o maior exemplo de integração. Temos aqui imigrantes palestinos, imigrantes vindos do mundo todo, uruguaios e brasileiros vivendo em conjunto. A autoestima está em reconhecer o valor, a terra e lutar por ela. É muito fácil fugir, buscar outras oportunidades, mas tem que arregaçar as mangas e lutar. O Poder Público também tem que dar espaço. Se há qualificação profissional, o poder deve abrir concurso público, buscar dinheiro com programa, tem que lutar. Se somos bons, temos que lutar para provar que somos bons.

Dia 16 de junho, será a formatura da primeira turma de Educação a Distância em Sant’Ana do Livramento pelo IfSul.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.