Pelotão Ambiental apreende e devolve para a natureza mais de 60 pássaros

Os animais foram apreendidos durante ação de repressão ao comércio ilegal de aves, na localidade conhecida como Serra do Caverá, quase no município de Rosário do Sul

Os animais foram soltos na tarde de ontem, em uma das regiões da APA do Ibirapuitã, em Livramento

O 3º Pelotão Ambiental da Brigada Militar realizou, no fim da tarde de ontem (29), a soltura de mais de 60 pássaros, de várias espécies, na região de preservação ambiental de Livramento, APA do Ibirapuitã.

 

Os animais foram apreendidos durante ação de repressão ao comércio ilegal de aves, na localidade conhecida como Serra do Caverá, quase no município de Rosário do Sul, onde duas pessoas foram autuadas e responderão por crime ambiental.

Comércio

Segundo o sargento Elton Roni Goulart Pires, do Pelotão Ambiental, este tipo de ação vem ocorrendo em toda a região de abrangência do 3º Pelotão, tendo em vista que já está comprovado que Livramento e demais cidades da região servem como fonte para o comércio ilegal de pássaros que ocorre na Capital do Estado do Rio Grande do Sul. “Essas pessoas caçam estes animais, muitos deles à beira da extinção, e vendem por cerca de R$ 50,00 a unidade. Por sua vez, este atravessador comercializa o casal de pássaros, na Capital, por R$ 500,00, valor bastante atrativo para a quadrilha”, explicou o sargento.

Quadrilha

Apesar da ação desta terça-feira, que resultou na apreensão de 63 pássaros de seis espécies, ainda não foi possível localizar o indivíduo que age na compra e venda destes animais, na região central do Estado. “Sabemos que existe este atravessador, que vem até Livramento, por exemplo, para comprar os animais, mas ainda não conseguimos localizá-lo. Estas pessoas chegam a utilizar pequenas malas- valizes – onde são transportados os passarinhos -, dentro de pequenos suportes, com esponja, o que acaba não levantando suspeitas do criminoso”, disse Elton.

Os animais apreendidos chegaram na cidade à tarde, presos em gaiolas, e o Pelotão Ambiental ficou aguardando a autorização do escritório local do ICMBio-Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, para a destinação dos mesmos, que foi definida rapidamente.

APA

O ICMBio indicou uma área de preservação ambiental do Pampa, conhecida como APA do Ibirapuitã, que abrange Livramento, Alegrete, Quaraí e Rosário do Sul.

A guarnição ambiental, composta também pela policial militar Florimar Bastos de Souza, realizou de forma cuidadosa a devolução das seis espécies de pássaros ao seu habitat natural, entre eles Cardeais; Jacu; Canário da Terra; Coleiro do Brejo; Azulão e Trinca-Ferro.

Aos poucos, um por um, os animais foram devolvidos, sendo que os mais debilitados tiveram que ser encaminhados para um veterinário para sua pronta recuperação. Aos poucos, o canto dos pássaros voltou a ser ouvido em uma das matas de Livramento.

Algumas espécies que foram devolvidas para a natureza


Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.