A qualificação para muitos santanenses atende pelo nome de “Jovem Aprendiz”

Em preparação para o mercado de trabalho cada vez mais exigente, os participantes do programa sabem que esta é uma oportunidade que pode fazer toda a diferença no futuro

Da esq. para a dir.: os jovens Lucas, Maiara, Verônica e Taysa, aprendizes no programa do Senac em Livramento

Oportunidade de aprendizado e melhor qualificação para o mercado de trabalho, que se torna cada vez mais exigente e com uma capacidade cada vez mais ampliada de selecionar os seus profissionais. Este pode ser considerado um dos grandes objetivos do programa Jovem Aprendiz. Resultado de um protocolo firmado entre o Senac e o Governo Federal, ratificado pelo Decreto 6633, de 5 de novembro de 2008, o Programa Senac de Gratuidade (PSG) significa educação profissional de qualidade para que milhares de pessoas possam planejar seus estudos e ter mais oportunidade de trabalho e emprego. O Programa compreende a oferta de cursos a custo zero para pessoas cuja renda familiar per capita mensal não ultrapasse dois salários mínimos federal.

O objetivo principal do programa é promover a inserção no mundo do trabalho pela educação profissional, através de cursos de qualificação, com carga horária entre 160 e 800 horas, além dos cursos integrantes do Programa Jovem Aprendiz. Para pelo menos quatro jovens santanenses, as portas já começaram a se abrir através do programa, que tem facilitado o aprendizado não apenas de técnicas que serão utilizadas no mercado de trabalho, mas para o resto da vida. Para Lucas Duarte, 20 anos, Maiara Pedroso, 15, Verônica Corrales, 17, e Taysa Fonseca, 18, estudantes que já concluíram ou estão em fase de conclusão do Ensino Médio, o programa significa uma grande oportunidade de ampliar as possibilidades que são ofertadas pelo mercado de trabalho. “Através do Jovem Aprendiz, estamos tendo uma excelente oportunidade de agregar conhecimento e um peso ainda maior ao nosso currículo, que está em formação. Tenho certeza que as portas serão abertas com maior facilidade quando os empresários perceberem que estamos nos qualificando do jeito certo para o mercado”, destacou a jovem Maiara Pedroso, 15 anos, que retornou para Sant’Ana do Livramento após ter ido tentar oportunidade de trabalho na Serra gaúcha e foi chamada, após ser selecionada, para participar do programa Jovem Aprendiz.

Futuros engenheiros civis, professores, gestores públicos, enfim, os jovens, que visitaram, na manhã de ontem, a redação do jornal A Plateia dizem que já têm em mente as profissões que desejam seguir, mas sabem também que passar por esta etapa é fundamental para o aprendizado e crescimento pessoal.

Cleizer Maciel
cleizermaciel@jornalaplateia.com

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.