Hoje é o Dia do Economiário

Funcionários da Caixa Econômica Federal comemoram, hoje, o seu dia

Aline Nataly Prates e Mara Rejane Lopes Bragança são, respectivamente, as economiárias mais nova e mais antiga da Caixa

O gerente da Caixa Econômica Federal de Sant’Ana do Livramento, Tiago Helgueira Nene, é o responsável pela equipe de economiários da Fronteira, que conta com 28 profissionais na ativa, fora os que estão aposentados. “Hoje (ontem), inclusive, saiu uma reportagem no jornal A Plateia, sobre o Programa Minha Casa Minha Vida, então, nosso foco de trabalho ganhou um significado nos últimos anos. Dá orgulho trabalhar na empresa. A redução que houve agora nos juros também foi muito importante. Indiretamente, trabalhamos num lugar onde ajudamos muitas pessoas. Somos orgulhosos por fazer diferença na vida das pessoas”.

Tiago contou, inclusive, a história da profissão. O termo “economiário” foi dado por Machado de Assis, que nomeou os funcionários da Caixa dessa maneira. Nesses 152 anos da Caixa, um de seus clientes mais ilustres foi o escritor. “Ele era um poupador da Caixa, em algumas passagens dos livros dele, fala sobre a conta que ele tinha”. A Caixa surgiu para que os escravos pudessem juntar suas economias e comprar sua carta de alforria.

Economiárias

Aline Nataly Prates é a mais nova economiária da Caixa Econômica Federal de Sant’Ana do Livramento. Tendo prestado concurso há dois anos, ela foi convocada a assumir o cargo, passando por duas semanas de curso, uma destinada à integração e outra para fazer treinamento dentro do sistema, para aprender como funciona o atendimento ao cliente. Ela prestou concurso para o cargo de técnico bancário. “Estou aprendendo aos poucos a atender os clientes e também a usar o sistema da melhor maneira possível”, contou Aline, que está trabalhando desde o dia 7 de maio.

O interesse por ser economiária surgiu do exemplo do esposo de Aline Nataly, que é bancário. Trabalhando sete anos na área da educação, ela resolveu mudar de ramo para aumentar sua rentabilidade. “Fiz cursinhos para concurso, fiz vários outros concursos, e acabei passando nesse”. “No início é bastante informação, mas estou gostando muito. As pessoas nos conhecem nos lugares onde vamos. Nós fazemos parte da vida das pessoas. Ficamos com o nome de ‘O Tiago da Caixa’, ‘A Aline da Caixa’”, conta.

Mais que um banco, a CAIXA estende seu atendimento – para além dos seus clientes – a toda população brasileira. Ao financiar e gerenciar programas habitacionais e obras de saneamento, administrar o FGTS e as Loterias, patrocinar o esporte, a cultura e as iniciativas de responsabilidade socioambiental, a CAIXA divide sua história com todos os brasileiros, como informa o gerente.

Parceira estratégica do Estado brasileiro, a CAIXA é agente de políticas públicas fundamentais para o desenvolvimento do País, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) que atingiu, no fim de 2010, a marca de 1 milhão de moradias contratadas. Além disso, o banco operacionaliza programas de distribuição de renda e proteção social como o Bolsa Família, o PIS e o Seguro Desemprego.

A Caixa também tem como meta equilibrar o número de funcionários homens e mulheres. “Em Livramento, somos ao todo seis gestores, três homens e três mulheres”, diz o gerente.

Mara Rejane Lopes Bragança é economiária há 32 anos. “Assumi o cargo em 1° de junho de 1981. Já tenho o sobrenome caixa vinculado ao meu nome!”, comenta.

Entrando na Caixa por concurso, Mara almejou fazer um concurso e logo no primeiro que fez, o da Caixa, foi chamada. “Senti-me super satisfeita, sempre. Até hoje não tenho do que me queixar. Agora já está na hora de eu sair”. Hoje, Mara é caixa, e diz que nunca almejou um cargo de gerência, pois nunca quis sair de Livramento. “Foi uma opção minha morar aqui até me aposentar. Meu trabalho é ótimo, a realidade do nosso dia a dia é um pouco diferente de quando eu entrei, mas temos um bom relacionamento com os clientes, que é difícil de encontrar em outros lugares”, confessa.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.