Forte esquema de segurança é montado para garantir audiência com Cachorrinho

O apenado Ernesto Andres Vargas Villanueva, 37 anos, foi deslocado da Capital do Estado para Livramento, ontem

 

Ernesto Andres Vargas Villanueva, o Cachorrinho, foi escoltado pelo Grupo de Ações Especiais da Susepe no Fórum

Um grande aparato policial foi montado em Livramento, na tarde de ontem (21), para garantir a segurança do apenado Ernesto Andres Vargas Villanueva, 37 anos, vulgo Cachorrinho, que foi deslocado da Capital do Estado, onde cumpre pena desde 2008, quando foi preso pela Brigada Militar.

 

Segundo informações iniciais, o apenado teria chegado à Fronteira ainda durante a madrugada, para uma audiência no Fórum da cidade, quando foram realizadas oitivas de testemunhas por crime de Desacato Policial, pelo qual Cachorrinho é apontado como acusado de ter desrespeitado três policiais militares, em 27 de janeiro de 2008.

A audiência encerrou por volta das 16h, e as ruas Senador Salgado Filho e Barão do Triunfo, onde está localizado o Fórum, foram fechadas por guarnições policiais da Brigada Militar, que deram apoio ao comboio encarregado de transportar Ernesto Andres Vargas Villanueva de volta à Capital.

O comboio policial, que seguiu pela cidade até a BR-158, estava formado ainda por equipes do Pelotão de Operações Especiais-POE da Brigada Militar; Núcleo de Operações Especiais-NOE, da Polícia Rodoviária Federal-PRF e Grupo de Ações Especiais da Susepe-GAES.

Antecedentes

Quando foi preso em Livramento, aos 33 anos de idade, contra Cachorrinho pesavam fortes acusações de autoria de homicídio de dois policiais uruguaios; suspeita de participação em, pelo menos, 6 assaltos à mão armada; de uma tentativa de homicídio em Livramento; de um homicídio em Porto Alegre; de envolvimento com o tráfico de drogas na Fronteira; furto de veículos; receptação; envolvimento no homicídio de um traficante e de extorsão nos chamados sequestros de veículos que ocorriam em Livramento.

No dia 21 de novembro de 2008, por volta das 16h15, na Estrada do Cerro do Raio, interior deste município, Cachorrinho foi preso, após ter fugido, nas proximidades da Rua Marques Pavão. Ele e outro foragido da Justiça estavam em veículo GM/Chevette, verde, e ao perceberem a aproximação da guarnição empreenderam fuga do local. Após perseguição, foram detidos pela Brigada Militar e, ao proceder a revista no veículo, foi encontrado um revólver de uso restrito, calibre .357, e outro com a numeração raspada, calibre .38.

Contra Cachorrinho existia, na época dos fatos, um mandado de prisão preventiva expedido pela 2ª Vara do Júri do Foro Central da Comarca de Porto Alegre, pela acusação de homicídio simples.

Sequência do esquema de segurança para condução do apenado


Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


1 Comentário

  1. adirgodoy

    Un operativo como si fuera jefe del trafico de algún morro de Rio de Janeiro cosa que no es pero hay que justicar el enorme gasto de dinero en el operativo.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.