Gaúchos da cidade treinam tiro de laço com vaca mecânica na Morada da Colina

O menino Bruno Brandão habilidoso no laço, treina na vaca mecânica

Um momento de lazer, instantes de distração, mas principalmente paixão é o que anima os gaúchos que todos os finais de semana, se reúnem em um espaço situado na Morada da Colina, para treinar tiro de laço, em uma vaca mecânica, puxada por uma moto. Tudo é preparado como se fosse um rodeio, de verdade, os cavaleiros alinhados aguardam a ordem para a largada e cada um, individualmente faz a sua apresentação. Em média os homens têm 30 anos, porém entre eles tem um garoto, de apenas 13 anos, que apesar da sua pouca idade é muito respeitado pelo grupo, pela sua postura e agilidade no laço. O jovem Bruno Brandão, desde quando tinha seis anos monta a cavalo e aprendeu a laçar. “Gosto muito de rodeio e quase sempre participo, treino bastante”, disse. Na hora da “apresentação”, alguém fazia a transmissão de brincadeira, motivando o garoto, que com desenvoltura de gente grande conseguia acertar a “vaca mecânica”. Os demais que estavam assistindo, como se fosse num rodeio oficial faziam o coro da torcida e gritavam: “vamos lá, laço de ouro” ou” braço de ouro”, dependendo do ouvido de cada um. O Bruno estava acompanhado do tio, Jorge Luiz com quem aprendeu a gostar das coisas da campanha.

O encontro semanal é coordenado por Júlio Cesar Veloso, que também participa das provas, que explicou “como a gente não tem gado, laça a vaca mecânica, para ter certeza no braço”. Salientou que todos que participam têm seus cavalos na cidade e há três anos praticam no local, usando a vaca mecânica. A preparação é para as disputas em eventos, que promovem junto ao CTG Rincão da Carolina, quando conseguem reunir até 50 cavaleiros para realizarem as provas campeiras.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.