Reunião enfoca aplicação de R$ 1 milhão na compra de equipamentos

Neco, Luis Varela, Roberto Vicente, Nelmo Oliveira e Roberto Braz durante a reunião

Durante reunião com o secretário da Agricultura, Roberto Vicente, e o agrônomo Roberto Braz, bem como técnicos da pasta da Assistência Social, o vereador Nelmo Oliveira tratou sobre o encaminhamento da documentação e habilitação do município, visando à liberação de recursos federais do Ministério da Integração Nacional.

Em Brasília, no mês de março, Nelmo fez a captação do recurso de R$ 1 milhão, que agora passa por um processo de cadastramento no SICONV (Sistema de Gestão de Convênios) do Ministério, onde são cadastrados todos os dados do investimento, sua destinação e a justificativa.

Roberto Braz salientou que, com os recursos, a meta é adquirir uma motoniveladora (patrola), uma retroescavadeira e dois tratores agrícolas, equipamentos que serão adicionados ao parque de máquinas da Prefeitura, ficando a motoniveladora e a retroescavadeira lotadas na Secretaria Municipal de Obras – SMO e os tratores na SMAPA.

“Com a compra destes equipamentos, a capacidade de trabalho será aumentada, bem como o rendimento dos serviços, pois serão mais equipes de trabalho para manutenção das estradas vicinais e fomento aos produtores” – afirma Braz.

Já o secretário comemora: “Estamos com uma equipe técnica muito boa na Secretaria para o atendimento aos produtores, mas carecemos de maquinários para a melhoria de infraestrutura para a preparação e escoamento da produção. É bom contar com a parceria do Nelmo na busca de soluções para as deficiências existentes no parque de máquinas e a realização das demandas da comunidade”.

“Livramento possui a segunda maior extensão territorial, e a maior parte dos 4000 km de malha viária que cortam o município são estradas vicinais no interior, ligando as zonas urbana e rural. Consequentemente, nossa principal atividade econômica, a agricultura e pecuária familiar, é de extensão, assim como a diversificação da matriz produtiva, o incremento do agronegócio, o fortalecimento da vitivinicultura e do desenvolvimento de empreendimentos sustentáveis, através dos arranjos produtivos locais (APL’s). Por si só, essa seria a justificativa de investimento” – diz o vereador. Salienta que o desenvolvimento que se busca para Livramento é o endógeno, no qual cada pessoa é co-autora das mudanças e da busca de soluções, e no qual as realidades são respeitadas, tanto nas particularidades vocacionais, quanto nas novas oportunidades de mercado.

“A busca de investimentos do governo federal para a manutenção das estradas rurais e urbanas possibilita a solução de demandas recebidas” – ressalta Nelmo, salientando dialogar com todos os segmentos, colhendo as problemáticas e dificuldades.

“A atitude frente às dificuldades é como uma mola propulsora. Fazer um diagnóstico e conhecer a realidade, assim como manter o contato com as instâncias dos governos Federal e Estadual é tarefa de todo o parlamentar, que faz o uso de sua representatividade para solucionar os problemas que afligem a comunidade, e os recursos em maquinários são prova de que com propostas surgem soluções” – afirma o vereador.

Segundo ele, é um novo olhar em relação às coisas desta terra. As parcerias e soluções devem ser uma constante construída a muitos braços.

“Vivemos um novo tempo. Há que se resolver problemas históricos, mas, também, pensarmos no tempo presente e nas oportunidades novas que estão surgindo dos próprios produtores ou para eles. A pavimentação da rota dos vinhedos, que também somará mais de 500 mil às estradas, vem também ao encontro de soluções e à captação de recursos. Temos mais três estudos de possíveis investimentos de recursos na cidade, precisando apenas de confirmação de agenda, nos quais foram unificadas muitas demandas da comunidade no que tange ao desenvolvimento sócio-econômico” – concluiu.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.