Começa hoje o 12° Martin Fierro

Festival abre as atividades da 1ª edição do Festival de Música e Dança do Mercosul

Estrutura deverá ser finalizada ainda na manhã desta quinta-feira

Foram três anos de espera, e ausência de acordes, poemas, expressões e emoções, que deixaram o público de Sant’Ana do Livramento, Rivera, Norte do Uruguai, Oeste do Rio Grande do Sul, e demais regiões brasileiras, com o aplauso contido e o grito de bravo entalado na garganta. Em dezembro de 2009, com o ginásio José Luis Sanz, do Esporte Clube Guanabara, completamente lotado, o chamamé com letra de Leonardo Borges, e música de Daniel Cavalheiro, chamado La Verdulera y El Canário, vencia aquela que ficou conhecida como a última edição antes da interrupção do Festival Um Canto Para Martin Fierro, evento que conseguiu deixar a sua marca na trajetória de diversos músicos, intérpretes, poetas, arranjadores e simpatizantes da música nativista do Rio Grande.

 

Passados dois anos desde que a 11ª edição foi realizada, após um incansável número de tentativas, negociações, reuniões, desencontros e encontros programados pelo destino, chegou a hora dos violões, das vozes, gaitas e poesias, voltarem a ser as grandes estrelas, no palco do festival santanense. Como cenário, o principal símbolo e marca maior da integração entre dois povos, brasileiros e uruguaios, o Parque Internacional, que neste ano, no retorno do festival em sua 12ª edição, e que acontece dentro da 1ª Mostra de Música e Dança do Mercosul, deverá abrigar toda estrutura que começou a ser montada ainda na terça-feira. Nesta quinta-feira, primeira noite do evento, oito músicas, das dezesseis classificadas pela comissão triadora, sobem ao palco para apreciação do público, jurados e imprensa de diversas cidades do Estado, incluindo a participação maciça dos órgãos de Sant’Ana do Livramento, principais responsáveis pelo carimbo que atesta o sucesso do festival.

A partir do soar do primeiro acorde, não mais restarão dúvidas de que o evento e toda a sua grandiosidade estarão de volta e, segundo os organizadores, para não mais ter a sua trajetória interrompida, dando sequência na luta para que voltem a surgir novos “Milongas pra Assoviar Desencilhando”, “Fronteiras Secas” e outros tantos sucessos.

Retorno

A primeira noite do Festival de Fronteira Um Canto Para Martin Fierro tem início previsto para as 20h, com o show de abertura que levará ao palco Juliano Moreno e Daniel Cavalheiro, melhor intérprete da última edição e o vencedor, respectivamente. Na sequência, será a vez das oito primeiras músicas serem apresentadas ao público e jurados. A noite encerra com um dos shows mais vistos e requisitados em todo o Estado, o de Leonel Gomez.

O evento está sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Sant’Ana do Livramento, com patrocínio do Ministério da Cultura e Eletrosul e apoio da Comissão Organizadora do Festival de Fronteira Um Canto para Martin Fierro, Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo, Associação Tradicionalista de Sant’Ana do Livramento e Associação Ovino e Vinho.

Cleizer Maciel

cleizermaciel@jornalaplateia.com

 

 

.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.