- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

Projeto de redução de acidentes no trânsito é desenvolvido na cidade

Posted By redacao On 11 de maio de 2012 @ 9:52 In Geral | No Comments

Projeto é coordenado no Estado pelo gabinete do vice-governador Beto Grill

[1]

Público-alvo do projeto lotou as dependências do auditório Sd. Júlio Afonso da Silva

Foi realizado ontem, durante todo o dia, no auditório soldado João Afonso da Silva, do 2° Regimento de Polícia Montada, mais uma etapa do projeto de redução do número de acidentes no trânsito, na próxima década. A Organização das Nações Unidas determinou que a década compreendida entre os anos de 2011 e 2020 seja marcada pela redução de acidentes no trânsito mundial. Atualmente, morrem em acidentes de trânsito em todo mundo, em torno de um milhão e trezentas mil pessoas.

A partir de 11 de maio de 2012, o governador do Estado, Tarso Genro, instituiu o Comitê Estadual Pela Segurança no Trânsito, que é composto por órgãos federais, como a Polícia Rodoviária Estadual, Dnit, Antt e também entidades como o Ministério Público, Poder Judiciário Estadual e também organizações não governamentais que trabalham nesta área, como o Instituto Zero Acidente e a Fundação Tiago Gonzaga. O vice-governador do Estado, Beto Grill, é o coordenador estadual deste comitê, e juntamente com o presidente do Detran, Alessandro Barcellos, está efetivando ações para que o Estado possa realizar ações de prevenção e redução nos acidentes de trânsito, principalmente com vítimas fatais. “Nós já realizamos, no ano passado, este seminário que é direcionado a agentes que têm suas atividades diretamente ligadas ao trânsito, isto é, pessoal da Brigada Militar, guardas municipais de trânsito e agentes de trânsito. Também fizemos, no ano passado, diversos seminários direcionados à população, no sentido de alertarmos para esta chaga que é a questão dos acidentes de trânsito. Porque trânsito não é problema de governo, problema de estado, é problema de sociedade”, destaca Bonifácio.

[2]

Bonifácio de Bróbio, Assessor do Gabinete do Vice-Governador

Particularidade

O evento realizado aqui em Sant’Ana do Livramento teve uma particularidade, conforme o entrevistado – foi o primeiro que uniu dois países. “Temos aqui uma representante do departamento de Rivera, pois esta Fronteira tem uma particularidade que é a convivência comum entre os dois países”, completou. Bonifácio destacou, ainda, a importância da participação dos meios de comunicação para que a campanha tenha êxito. Para ele, todas as formas de divulgação do trabalho preventivo são de grande valia.

Abordagem

Esse evento é basicamente técnico e busca discutir, entre outras coisas, legislação de trânsito, crimes de trânsito, perícias, e inclusive apresentou uma palestra muito interessante, que tratou de questões como isolamento e conservação do local do crime, atividade esta desenvolvida pelo IGP – Instituto Geral de Perícias. Este ano, como novidade, o Instituto Zero Acidente veio falar sobre a questão comportamental, destacando questões como “Por que as coisas estão acontecendo?”; “Por que morrem 40 mil brasileiros a cada ano no trânsito?”; e “Por que morrem dois mil gaúchos por ano em acidentes de trânsito?”. “Isso será problema somente das estradas, do asfalto, da sinalização ou o problema está atrás do volante? Nós, enquanto condutores, temos que aceitar a ideia de que temos que respeitar o outro condutor. Mantermos o princípio da educação, da gentileza e de que o espaço que estamos percorrendo é público e não individual. Esse ano, agregamos à discussão o comportamento do motorista e a questão da educação, pois muitos falam: ‘vamos educar para o trânsito’, mas não devemos educar para o trânsito, mas sim para a vida. Nós refletimos no trânsito, aquela educação que trazemos de nossa casa, de nossa família”, completa.

 

 

LEONARDO SILVEIRA

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=34771

URLs in this post:

[1] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2012/05/P03_Trânsito-1.jpg

[2] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2012/05/P03_Trânsito-2.jpg

[3] Vinícolas, Santa Casa e Aeroporto regional são temas de conversa entre Wainer e Beto: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=110709

[4] Vice-prefeito e secretário vão a Bagé buscar informações sobre o sistema: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=100189

[5] Cidadão pede, medidas previnem: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=97216

[6] Projeto de Trânsito Infantil realiza primeira formatura: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=97049

[7] Comitê da Balada Segura será constituído hoje: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=92703

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.