Irmãs da Paróquia do Rosário completam um ano de atividades em Sant’Ana do Livramento

Adelina, Davina e Ignês prestam serviços à comunidade da Paróquia do Rosário

Irmãs Adelina, Ignês e Davina, paroquianas da Igreja do Rosário

Tendo assumido no dia 8 de maio de 2011 a paróquia de Sant’Ana do Livramento, as irmãs Adelina, Davina e Ignês vieram a Livramento com o objetivo de prestar serviços à comunidade religiosa da cidade. Apesar de serem gaúchas, as irmãs trabalhavam em outros lugares: Adelina veio de Santa Maria, Davina do Haiti e Ignês da Venezuela.

O remanejamento de paroquianas é feito conforme a necessidade da congregação e os pedidos das paróquias e dioceses, e também de quem se propõe para este trabalho.

As irmãs trabalham com o objetivo de visitar as famílias, entregando a bênção do lar, fazendo leituras e orações, e levando apoio a doentes e necessitados. Os nomes das famílias mais necessitadas são anotados para, após, uma vez por semana, receberem visita do padre Felipe, que dá conforto à pessoa doente. Adelina é responsável também pela Comunidade Coração de Maria, e está autorizada pelo Padre Felipe a fazer batizados, entre outros serviços. Das sete comunidades existentes em Sant’Ana do Livramento, as irmãs dividiram duas para cada uma e a restante é dividida entre as três. “O Padre Felipe está muito contente com a nossa vinda, pois quando celebrava missas sozinho, geralmente tinham três pessoas presentes. Quando as irmãs voltaram, hoje as missas contam com 15 ou 20 participantes de cada comunidade. O aumento é lento, mas considerável. O povo, hoje em dia, quer a presença de quem o chame, por isso fazemos este trabalho”, aponta a irmã Adelina.

Comunidade Coração de Maria

A Comunidade Coração de Maria foi instalada dia 8 de maio, em alusão ao dia da fundação da congregação, que completou este ano, 164 anos. Esta é a Congregação Brasileira de Vida Ativa, a primeira do País. Está programado para este ano, ainda, o 13° Encontro Estadual das Comunidades Eclesiásticas, que reúne pequenas comunidades como a daqui da cidade.

No dia 25 de agosto, haverá em Sant’Ana do Livramento, o primeiro encontro da pastoral da DST AIDS. Quem trouxe a ideia da cidade de Santa Maria foi a irmã Adelina. “A ideia foi muito bem acolhida pelo Padre Felipe, e pretendemos iniciar pelo ABC da AIDS, buscando informar a comunidade no que diz respeito à prevenção”, explica. Todo terceiro domingo de maio se celebra o Dia Mundial da vigília pelos mortos de AIDS, que são mais de 25 milhões no mundo. “Esse grupo é formado por mães que perderam seus filhos com essa doença. Este ano, será a 29ª edição, onde vamos rezar nas igrejas, comunidades, paróquias, pela vida, com a solidariedade de lembrar as famílias que perderam seus filhos com a triste doença, que até hoje não teve sua cura descoberta”, discorre a irmã Adelina.

Planos

Outro projeto a ser trabalhado na Congregação diz respeito ao tráfico de seres humanos, principalmente em regiões de fronteira. “Em outras cidades, é comum os casos de meninas que são iludidas com promessas de carreira de modelo, por exemplo. Percebemos este problema e queremos esclarecer a comunidade daqui sobre este crime”, finaliza.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.