Equipe da Rede Globo passa pela fronteira para gravar programa

Grupo de profissionais do programa Globo Repórter esteve na fronteira em direção a Herval

Para a produção de um novo episódio do Globo Repórter, 10 profissionais passaram pela fronteira no domingo

Uma equipe do Globo Repórter nos Céus do Brasil, junto ao repórter André Luiz Azevedo estiveram na fronteira neste domingo. O grupo de profissionais veio ao Estado para gravar o terceiro programa da série Nos Céus do Brasil, a série que vai explorar os principais biomas brasileiros e irá descobrir as peculiaridades do Bioma Pampa. As imagens são gravadas de um balão, oferecendo ao telespectador cenas inéditas e de um ângulo totalmente diferente. A equipe de reportagem é acompanhada por pesquisadores em suas incursões pelos rios, matas e outros. “É uma expedição científica/jornalística”, definiu André Luiz. Para o programa sobre o Bioma Pampa já foram realizados quatro voos, em Camaquã, na Serra, em Alegrete, Quaraí e a próxima etapa será em Herval, onde a equipe de reportagem irá acompanhar uma caçada de javali, entre outras programações.

DINA LEAL/AP Repórter da Rede Globo, André Luiz Azevedo do programa nos Céus do Brasil

Um bioma é definido como um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação próximas e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria. O Pampa gaúcho é bastante diferente dos demais biomas brasileiros, dominado por gramíneas, com poucas árvores. Em 2004 foi reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como um bioma, se limita ao Rio Grande do Sul e ocupa 63% do território do Estado. “Uma das curiosidades que pretendemos apresentar aos gaúchos é o peixe elétrico, que existe no Bioma Pampa”, comentou Azevedo.

Na passagem pela cidade, a equipe da Globo, esteve na Campereada e captou algumas imagens típicas da fronteira, como o fogo de chão e gineteadas. Os profissionais da Globo almoçaram na cidade, visitaram os freeshops de Rivera e seguiram viagem rumo a Herval, onde prosseguem as gravações até sexta. Após, retornam para o Rio de Janeiro, completando as três semanas previstas para passar no RS. Estiveram em Livramento, Claúdia Guimarães (Diretora), Lúcio Rodrigues e José Henrique (cinegrafistas), Felipe Azeredo e Mário Lago Neto( técnicos), Marcos André (operador de som) e Jorge Ghiaroni (diretor de produção). O repórter André Luiz, tem 40 anos de jornalismo e desde 1981 está na Rede Globo. Todo o trabalho tem o apoio de uma tecnologia de ponta: as gravações são realizadas em alta definição e com lentes especiais capazes de observar os mais impressionantes detalhes dos animais e plantas da região onde são feitas as filmagens.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.