Evento internacional inicia no dia 7 de novembro

Organização ultima os preparativos da V Conferência Internacional do Bioma Pampa, que terá presença do presidente da Câmara Federal

Presidente da Força Verde, Lélio Falcão, com o presidente da Acil, Sérgio Oliveira, e o secretário Sérgio Aragon

A 10 dias do início, a organização da V Conferência Internacional do Bioma Pampa, que ocorre de 7 a 9 de novembro, na fronteira Livramento \Rivera, ajusta os últimos preparativos do evento, realizado pela Força Sindical do Rio Grande do Sul. Cinco comissões da Assembleia Legislativa do Estado participarão da audiência pública, no primeiro dia. Porém, a grande presença é do presidente da Câmara Federal, o deputado gaúcho Marco Maia.

 

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Federal também estará presente nos dois dias para o debate da PEC 424/2009, de autoria do deputado Fernando Marroni (PT-RS) que prevê a inclusão do Bioma Pampa como riqueza do patrimônio natural brasileiro. Também estará em debate o emprego, renda e a produção de alimentos na região. Destaque ainda para o projeto de lei que regulamenta o funcionamento de Free Shops no lado brasileiro da Fronteira.

Deputados estaduais também participam da organização do evento, ao lado do diretor de Meio Ambiente da Força Sindical-RS e presidente da Força Verde, Lélio Falcão. Dos deputados, destacam-se Juliana Brizola (PDT), Mano Changes (PP), Frederico Antunes (PP) e Chicão Gorski (PP). A senadora Ana Amélia Lemos (PP) e o deputado federal Nelson Marchezan Junior (PSDB) também estão convidados. Das centrais sindicais, estarão presentes a UGT e a CSA.

A abertura oficial da V Conferência do Bioma Pampa ocorrerá no Salão de Atos da Intendência de Rivera, no Uruguai, e os debates na Câmara de Vereadores de Livramento. Em reunião realizada na última terça-feira na assembleia Legislativa gaúcha, estiveram presentes sob liderança de Lélio Falcão, os assessores dos deputados estaduais; a economista Daniela Sandi, do Dieese; e Saul Wittee Neetzow, assessor do Grão-Mestrado do Grande Oriente do Rio Grande do Sul.

Entre as entidades, estarão presentes em Livramento a Fiergs, a Farsul, universidades (Unipampa e IF-Sul), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e órgãos políticos, sociais e de trabalhadores da Fronteira.

“A Comissão do Meio Ambiente da Câmara estará durante os dois dias do evento colhendo subsídios porque os debutados estão debatendo a PEC 424/2009, que pretende colocar na Constituição Federal o Bioma Pampa como um patrimônio natural ambiental brasileiro”, informa o coordenador da conferência, engenheiro civil Lélio Falcão, frisando que um dos pontos altos da 5ª edição da Conferência Internacional do Bioma Pampa, além da presença do presidente da Câmara Federal, Marco Maia, autor do projeto que cria os free shops no lado brasileiro das fronteiras do Brasil com o Uruguai, será a grande discussão da Câmara Federal brasileira com o Uruguai, das ampliações da responsabilidade de produzir alimentos, gerar trabalho e renda com a manutenção e respeito à questão ambiental.

“Temos, também, dois meses depois da Conferência Internacional do Bioma Pampa, o Fórum Social, que tem como um de seus grandes vieses a questão ambiental. O Fórum Social, inclusive, antecede a Rio+20, esta sim o grande seminário internacional que discutirá desenvolvimento sustentável. Então, temos três eventos, começando pela Conferência do Bioma Pampa, que se encerraram no debate de como a humanidade vai gerenciar os seus espaços urbanos e rural”, conclui Lélio Falcão, otimista com relação à participação das autoridades uruguaias no evento.

Programação da Conferência  07/11/ 2011 9h30 – Painel I – História do trabalho no Bioma Pampa 11h – Painel II – Cultura no Bioma Pampa 13h30 – Painel III – Integração no Bioma Pampa Audiência Pública da ALRS e Mercosul 19h30 – Cerimônia de Abertura, na Intendência de Rivera, no Uruguai  08/11/2011 9h – Painel IV – Produção Agrosilvipastoril no Bioma Pampa Convidados ao debate: Ivo Lessa (Farsul/Fetag) e representante do Irga 11h – Painel V – Produção Mineral e Energética no Bioma Pampa Convidados ao debate: geólogo Julio Gross; Ronaldo Custódio, diretor da Eletrosul; representantes da produção eólica 13h30 – Painel VI – Educação no Bioma Pampa Convidada ao debate: deputada estadual presidente da Comissão de Educação da ALRS, Juliana Brizola (PDT) 15h30 – Painel VII – Emprego e Renda no Bioma Pampa atual Convidado ao debate: representante do Dieese-RS  09/11/2011 Visitas a sítios de interesse Ambiental, Social ou Econômico na região do Pampa gaúcho ou uruguaio.

Programação da Conferência

07/11/ 2011

9h30 – Painel I – História do trabalho no Bioma Pampa
11h – Painel II – Cultura no Bioma Pampa
13h30 – Painel III – Integração no Bioma Pampa
Audiência Pública da ALRS e Mercosul
19h30 – Cerimônia de Abertura, na Intendência de Rivera, no Uruguai

08/11/2011

9h – Painel IV – Produção Agrosilvipastoril no Bioma Pampa

Convidados ao debate: Ivo Lessa (Farsul/Fetag) e representante do Irga

11h – Painel V – Produção Mineral e Energética no Bioma Pampa

Convidados ao debate: geólogo Julio Gross; Ronaldo Custódio, diretor da Eletrosul; representantes da produção eólica

13h30 – Painel VI – Educação no Bioma Pampa

Convidada ao debate: deputada estadual presidente da Comissão de Educação da ALRS, Juliana Brizola (PDT)

15h30 – Painel VII – Emprego e Renda no Bioma Pampa atual

Convidado ao debate: representante do Dieese-RS

09/11/2011

Visitas a sítios de interesse Ambiental, Social ou Econômico na região do Pampa gaúcho ou uruguaio.

Organização local

Em Sant’Ana do Livramento, a representante da coordenação da Conferência é a jornalista Vera Menezes, a qual está trabalhando junto aos apoiadores do evento Prefeitura Municipal, representada pelo secretário de Desenvolvimento, Sérgio Aragon, Câmara de Vereadores, por intermédio do presidente Sérgio Moreira, Intendência Municipal de Rivera e Associação Comercial e Industrial, presidida pelo empresário Sérgio Oliveira.

“Não estamos poupando esforços para que a conferência alcance sua meta principal, que é de encontrar soluções para os principais problemas enfrentados pela comunidade fronteiriça, especialmente no que tange a emprego, renda e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, ressalta Vera Menezes, na expectativa de que as lideranças locais participem do evento e, principalmente, reconheçam o trabalho e a atenção que a Força Sindical vem dando há cinco anos para essa região.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.