É dada a largada para os festejos da Semana Farroupilha

Evento contou com a participação do Grupo Santanense de Cavalgadas que traz a centelha da chama crioula

Andrea Martins, patroa do CTG Presilha do Pago e Rui Rodrigues

A largada para os festejos que antecedem a Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul teve início no sábado, dia 20, com o lançamento oficial da programação e o acendimento da chama crioula. As duas cerimônias foram realizadas às 16h na Praça Marechal Deodoro, no Centro de Taquara, e contaram com a presença de autoridades de todo o Estado e de MTGs de São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro, caracterizando o evento pela primeira vez como nacional.

Para o Presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Erival Bertolini, os eventos de sábado deram início ao período mais importante do calendário tradicionalista “dentre uma série de eventos significativos que o MTG realiza, os festejos Farroupilhas ocupam lugar em destaque, pois envolvem a todos, tradicionalistas ou não. São eventos que mexem com os sentimentos, com amor e apego a nossa terra e as nossas coisas. Nos dão um sentimento de pertencer e fazer parte da nossa cultura e da nossa história”- destacou.

O evento contou com cerca de oito mil pessoas – entre visitantes, cavalarianos, representantes das entidades filiadas ao MTG e de outras federações do gênero em todo o país. O acendimento da chama crioula em Taquara foi aprovado por unanimidade durante o 58º congresso tradicionalista realizado em Nova Petrópólis. A programação teve início na sexta-feira, dia 19, com palestra musicada de Nico e Ernesto Fagundes.

No sábado, às 16 horas ocorreu o acendimento da Chama Crioula e Lançamento dos Festejos Farroupilhas do ano de 2011. Às 18h aconteceu a entrega de títulos de embaixador e cônsul honorário para líderes tradicionalistas em atuação fora do Estado. Logo após houve um espetáculo artístico com Joca Martins e às 22 horas, baile no Parque de Rodeios do CTG “O Fogão Gaúcho”, em Taquara.

Evento reuniu representantes de CTGs de todo o Estado

Grupo de Cavalgada

Sant’Ana do Livramento esteve representada pelo Grupo Santanense de Cavalgada e pelo presidente da comissão organizadora dos festejos farroupilhas 2011 de Livramento, Rui Rodrigues. Os representantes santanenses retiraram do CTG Candeeiro Crioulo da cidade de Taquara uma centelha da chama crioula que chegará em Livramento no dia 13 de setembro. A chama crioula está sendo conduzida por representantes do grupo santanense de cavalgadas liderados por João Pires com apoio de uma guarnição do Regimento Militar composta pelo soldados Elbio, Garin, Grela e Gonçalves.

Conforme Rui Rodrigues o evento marca o início dos festejos farroupilhas e a importância da 26ª Cavalgada de busca da Chama Crioula. “A cavalgada teve início no sábado, mas vai passar por diversas cidades até chegar em Livramento no dia 14 de Setembro. Como em anos anteriores, a cavalgada de 2011 tem a finalidade de transportar uma centelha da Chama Crioula de Taquara pelos caminhos de nosso Rio Grande até a nossa cidade, a patas de cavalo, repisando caminhos e reprisando os feitos de nossos ante-passados farroupilhas.

Estaremos esperando esse grupo que já percorreu mais de 5.000 km a cavalo e que com muita responsabilidade conduzem a chama rio grandense”- avaliou o presidente Rui Rodrigues.

Trajeto Simplificado da 26ª Cavalgada

Taquara: Saída dia 21/08
General Câmara: descanso dia 25/08
Cachoeira: descanso dia 30/08
São Gabriel: descanso dia 05/09
Dom Pedrito: descanso dia 09/09
Livramento: chegada dia 13/09

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.