O trabalhador nosso de cada dia

Quem é essa pessoa, que pega condução cedo da manhã, enche as fábricas, chega no escritório, está na escola, na empresa, preenche o quadro nas indústrias?

Primeiro de maio, Dia do Trabalhador. Dedicado a essa pessoa que trabalha, que movimenta o país com seu esforço, horas despendidas na construção de idéias, produtos, serviços; na manutenção da limpeza, da ordem, dos equipamentos.

O trabalho dignifica o ser humano. Coloca o arroz e feijão na mesa das famílias, mas também possibilita o sentir-se útil perante a sociedade.

Em troca de salário, pontes se erguem, alunos aprendem, arranha-céus são construídos e idealizados, documentos assinados, vidas salvas, se transportam coisas e valores, se comunica, se organiza, se propicia segurança e bebês nascem em boas condições.

Muitos trabalhadores, devido à exigência de seu ofício, carga horária a que são submetidos, como por exemplo os empregados no comércio, acabam convivendo menos com a família e amigos. O mesmo se percebe em quem trabalha na área da saúde, transporte, hotelaria ou em cargos que exigem hora extra no cumprimento de tarefas, como no setor de comunicação ou mesmo financeiro. É o ônus do bônus. Mesma situação se dá com o profissional que precisa se manter atualizado, o que acontece em áreas administrativas, de educação, onde horas investidas em cursos de formação e aprimoramento, podem entrar em confronto com interesses pessoais, compromissos familiares ou mesmo o lazer a que todos temos direito.

Se por um lado, há toda a questão da realização, da construção e manutenção da sociedade; há também a luta por melhores condições de vida, salário digno, reconhecimento de categorias, muitas vezes protelado em prol de interesses menos coletivos.

O Dia do Trabalhador também é um momento para se rever situações, condições e melhoria a quem de direito merece.

O trabalhador nosso de cada dia, de cada estado, do país, do mundo é essa pessoa que está nas indústrias, escritórios, transportando o país, ensinando outros, vendendo para alguém, construindo, salvando, criando, organizando. Que merece seu dia, sua homenagem, por ser tão digno quanto seu próprio ofício: o trabalho em sua magnitude. Que enche o prato, transforma a sociedade e dignifica a vida.

*Ana Cecília Romeu
* Publicitária e escritora

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.