Homenagens a São Jorge marcam a segunda-feira

 

Imagem do Santo Guerreiro chegou pouco após as 11h de ontem, na praça General Osório, e permaneceu até 19h30

Devotos de São Jorge renderam homenagens, ontem, em Sant’Ana do Livramento.

 

Devotos de São Jorge percorreram, em procissão, as principais ruas do centro de Sant’ Ana, no início da noite

Acendendo velas nas cores vermelho, branco e verde, permanecendo na vigília ou caminhando, entoando cânticos, umbandistas e católicos fizeram a celebração ontem, 23 de abril, marcando a lembrança a um hábito que, durante vários anos, foi organizado pelo ex-prefeito Oriovaldo Grecellé.

 

As homenagens iniciaram pouco antes das 11h, com o deslocamento, em dois carros precedidos por uma escolta – e um carro som entoando pontos e hinos umbandistas – da imagem do Santo para o palanque oficial da praça General Osório, iniciando-se a vigília até 19h, horário em que os devotos puderam fazer suas preces, agradecimentos e acender velas para Jorge, guardado pelas bandeiras do Brasil, Uruguai, Rio Grande do Sul, Livramento e Rivera, bem como a Bandeira de São Jorge.

Após o período de vigília, com a imagem à frente, foi realizada a caminhada em procissão, percorrendo a rua dos Andradas, em direção à avenida Tamandaré.

Dali, o cortejo seguiu pela avenida Sarandi, em Rivera, até a rua Paisandú, retornando para o parque Internacional onde, na frente do Obelisco da Paz, junto às bandeiras, foi desenvolvido mais um rito pelos representantes das religiões afro, um toque de tambor e, logo após essa celebração, nas respectivas terreiras de umbanda, foram realizadas sessões especiais para os umbandistas devotos do Santo Guerreiro. Ao longo do dia, mais de 400 pessoas pararam na frente da imagem de São Jorge para render suas homenagens.

Daniel, Elodia, Alicia, Fabian, Ana Clara e Vera, representantes das religiões afro-brasileiras que promoveram as homenagens a São Jorge em Livramento, tanto na praça e parque Internacional, quanto nos locais de culto umbandista

ENTREVISTA

 

A umbandista Ana Clara Silveira Carvalho, uma das organizadoras da celebração à data de São Jorge, conversou com a reportagem de A Plateia, na manhã de ontem.

A Plateia – Há quanto tempo é realizada a homenagem a São Jorge?

Ana Clara Silveira Carvalho - Quem sempre organizou foi o ex-prefeito Oriovaldo Grecellé, e desde o falecimento dele, as terreiras vinham fazendo. Estou participando da organização há sete anos. Inclusive, essa imagem foi uma doação do Jorge Grecellé, filho do ex-prefeito. Fiz contato com ele há algum tempo e solicitei, no que prontamente fui atendida.

A Plateia – Trata-se de um evento religioso internacional?

Ana Clara Silveira Carvalho - Sim, pois realizamos uma vigilia durante todo o dia, com a imagem do Santo Guerreiro aqui na praça General Osório, depois seguimos em caminhada até Rivera, percorrendo duas quadras da Sarandi e, por último, realizamos, todos juntos, homenagens com tambores na frente das bandeiras do Brasil e do Uruguai, no parque Internacional. Temos participação de pessoas de Rivera e Livramento, entre outras cidades.

São Jorge

Mártir, um dos 14 Santos Auxiliares
Nascimento: 275 – Capadócia (Anatólia, Turquia)
Vida: Capadócia, Palestina, Nicomédia.
Veneração: Igreja Católica, Igreja Ortodoxa, Igreja Anglicana e Umbanda
Morte: 23 de abril de 303, em Nicomédia
Sincretismo: Ogum nas religiões afro-brasileiras,
Santo Militar, tem duas datas, 23 de abril e 3 de novembro – quando comemora-se a reconstrução dedicada a ele na Lida (Israel), erguida a mando do imperador romano Constantino I. É padroeiro da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia, Moscou e, extra-oficialmente, do Rio de Janeiro. Também dos escoteiros, do Corinthians Paulista e da Cavalaria do Exército Brasileiro

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.